quarta-feira, maio 31, 2006

O segredo está desvendado !!!

Há muito que estranhávamos os frequentes erros do nosso grande roupeiro, o Paulinho. O rapaz bateu todos os records , e especialmente em dias de jogos, o Paulinho trocava as camisolas de todos os jogadores. E não é que descobrimos as verdadeiras razões, pois parece que tal como a maioria dos jogadores, o Paulinho, aos sábados a noite trata-se bem. Pelo menos é o que parece na foto. É caso para dizer só se estraga um a equipa :)

Festa do 31ºAiversário - 14 , 15 e 16 de Julho

Marchas Populares 2006 - Prospecto

domingo, maio 28, 2006

Marchas Populares 2006

Domingo , 25 de Junho de 2006
Programa
20:30 - Actuação do organista "Francisco José"
21.00 - Concentração das Marchas no Largo da Igreja, seguindo-se o desfile para a colectividade
23:30 - Sorteio das rifas

Marchas Participantes:
-Marcha Popular da Freguesia de Amor
-Marcha Popular de Caldelas
-Marcha Popular da Carreira
-Marcha Popular da Ortigosa
-Marcha Popular de Vermoil
Apoios:
Junta de Freguesia de Amor
Câmara Municipal de Leiria
Rádio Batalha

Velhas Guardas - Campeonato 2005-2006

Pilado 5 - C.R.C. 22 de Junho/Amor 3

sexta-feira, maio 26, 2006

Clubes Atacante - The Strongest Football Club


THE STRONGEST

O The Strongest é um dos grandes campeões da Bolivia, mais um clube que me cativou apenas pelo nome, sem conhecer a sua historia recente ou passada, mas depois de a conhecer ainda mais adepto do clube fiquei.
A grande verdade é que o maior clube da Bolívia é o rival Bolivar com mais do dobro dos titulos no campeonato mas o facto de se chamar "O Mais Forte" dá uma ideia positiva, de confiança e de força de um clube, foi isso que me agradou quando pelo primeira vez ouvi falar e jogar este clube. De qualquer maneira foi o The Strongest o prmeiro clube a ganhar uma competição futebolistica organizada na Bolivia, a "Taça da Perfeitura da Cidade de La Paz" em 1911.
Não só o nome é original como a escolha do equipamento, que alguem disse que deveria ter as cores do dia e da noite, daí o amarelo e preto dos equipamentos. O nickname, “Os Tigres” e as mascotes do clube são consequência das mesmas cores e da camisola listrada. Para além do tigre, a vicuña (especie de lama) e a chaynita (pássaro), têm as mesmas cores da equipa.
O nome do clube também teve um papel importante na vitória de uma guerra entre a Bolivia e o Paraguay, como podem ler mais adiante.


O clube nasceu por ideia de 12 jovens da capital La Paz, em 8 de Abril de 1908, não se sabendo ao certo se num café da Plaza Murillo ou de um banco de jardim do Paseo del Prado mas o que contou mesmo foi a ideia e a sua fundação.
Nessa mesma noite em casa de um dos jovens decidiu-se o nome do clube, “Strong”, palavra inglesa que que quer dizer “Forte”, o que representava tambem a tenacidade dos jovens fundadores de então.

Assim o primeiro nome encontrado e sugerido foi Strong Football Club, para dias depois já em casa de outro jovem fundador se chegar ao concenso de juntar o artigo definido "The" antes do nome e o superlativo "est" estabelecendo-se desse modo o nome oficial The Strongest Football Club, que em português quer dizer "O Mais Forte".
Foi nesse mesmo dia que também se sugeriu que o clube devia equipar "como el día y la noche", ou seja de amarelo e preto ou ouro e negro.

A maior preocupação do primeiro presidente de então foi se não estaria a criar um clube que passado pouco tempo desapareceria como tantos outros na altura, de que são exemplos: "The Bolivian Players", "La Paz United", "Victory Players", "20 de Octubre", "Dread Club", "6 de Agosto" e o grande "Thunders Club" que por sua extinsão deu impulso à criação do The Strongest.

Mas para semi-espanto geral, o clube ganhou desde logo adeptos e grande apoio popular, principalmente entre os jovens, e as suas partidas eram seguidas por mais de um milhar de adeptos.

Com dois anos e pouco de fundação o clube ganha o primeiro torneio realizado no país, consagrando-se campeão da Taça da Perfeitura da Cidade de La Paz, isto em 1911.
Três anos depois em 22 de Fevereiro de 1914, dez clubes da cidade fundaram a Associação de Futebol de La Paz, e realizaram o primeiro campeonato regional, sendo o The Strongest o seu primeiro campeão e sem derrotas.

Com o decorrer do tempo a equipa escrevería brilhantes paginas na história do futebol e do desporto boliviano. Linhas épicas e vibrantes de lutas em “casa” e no exterior do país.

Em 1925 e por ocasião do centenário da independência da Bolivia, é criada a Federação Boliviana de Futebol. Nessa altura o clube tinha-se sagrado Tetracampeão consecutivo da AFLP, que na verdade era Hexacampeao, uma vez que não houve torneio de 1918 a 1921, tendo ganho os titulos de 1916, 1917, 1922, 1923, 1924 e 1925. Mesmo assim a federação só se imporia hierarquicamente em 1960.
Em 1930 inaugura o Estádio Hernando Siles, com capacidade para 25.000 pessoas, e o resultado final desse jogo entre o The Strongest e o Universitário é de 4 a 1 para os Tigres. Neste mesmo ano decorreu o primeiro Campeonato Mundial de Futebol, e a equipa "aurinegra" obtem o seu décimo titulo sem sofrer um unico golo, feito inédito em toda a historia do futebol boliviano.

Em 1933 celebra as suas bodas de prata sem poder competir devido à suspensão do campeonato por causa da "Guerra del Chaco – de 15 Junho 1932 a 14 de Junho 1935" entre a Bolivia e o Paraguay. Até na guerra o clube e o seu nome foi importante e imortalizado.
De 13 a 24 de Maio de 1934, tem lugar a Batalha de Cañada Cochabamba, cuja vitória pertenceu à Bolivia que forçou à rendição de milhares de efectivos paraguaios e uma importante quantidade de armas foi resgatada, sendo que foi o principio do fim da guerra. Esta batalha foi imortalizada com o nome de “Cañada Strongest” por consequência de um grupo de soldados que eram um misto de jogadores e adeptos do clube, que aliados ao nome “O Mais Forte” e à garra caracteristica dos “Tigres” quando jogavam, resultaram num estimulo que os fez passar varias e dificeis provações e principalmente ganhar esta batalha.

Foi em 1963, ano em que a Bolivia se sagrou campeã Sul-Americana de Futebol, que o clube voltou a ser campeão depois de um interregno de dez anos sem vencer o campeonato da AFLP.

E no ano seguinte seria Bicampeão da AFLP e pela primeira vez foi Campeão Nacional, campeonato este que era amador e que começou apenas em 1958, tendo com isso obtido a sua primeira entrada na Taça dos Libertadores, que dantes só era destinada aos vencedores dos respectivos campeonatos.

A AFLP, por considerar o The Strongest como seu mais notável representante, convida-o a participar no Campeonato Pentagonal em comemoração das suas Bodas de Ouro. Participaram também o Boca Juniors - Argentina, Botafogo – Brasil, Racing de Montevideu – Uruguay e Banik Ostrava da Rep. Checa.

No dia 24 de Setembro de 1969, o clube tinha sido convidado para as efemérides da Associação Cruceña de Futebol, no regresso dois dias depois chega, via radio, a informação de que a Aeronave que transportava os 69 tripulantes de entre os quais a equipa "aurinegra" e os 5 membros da tripulação, tinha desaparecido.
Vinte e quatro horas depois chega a confirmação, a aeronave tinha-se depenhado em plena Cordilheira "Tres Cruces", sem que tenha sobrevivido uma unica pessoa.

Na lista de falecidos pertença do clube temos: Director Técnico Eustáquio Ortuño, o Gerente José Ayllón e o Massagista Felipe Aguilar. A lista de jogadores consignava 16 membros do primeiro plantel: Armando Angelacio, Hernán Andretta, Orlando Cáceres, Juan Iriondo, Jorge Durán, Julio Díaz, Héctor Marchetti, Angel Porta, Jorge Tapia, Ernesto Villegas, Germán Alcázar, Eduardo Arrigó, Oswaldo Franco, Raúl Farfán, Oscar Flores e Diógenes Torrico. O clube só viria a reaparecer em 7 de Abril de 1970.

É já em 1977, como no ano de 1914 com a criação da AFLP, que o The Strongest protagonisa o acto inaugural da Liga de Futebol Profissional Boliviano (LFPB) tendo sido o seu primeiro campeão, tendo ficado na segunda posição nos anos de 1978, 1980 e 1981.

Por razões de ordem finaceira-desportiva, os "Tigres" só voltariam a ganhar um titulo nove anos depois em pleno ano de Mundial no México em 1986, ano de grloria porque nesse mesmo ano inaugura o Estadio "Rafael Mendoza Castellón", que faz parte de um brilante complexo desportivo que entre outras coisas, tem um hotel, um parque infantil, um restaurante, saunas, piscinas, campos de tenis, voley, basket, futsal e ainda squach.

1989 foi o ano em que ganharam o segundo e último titulo da década de 80 que não foi tão grandiosa como se esperava.

Em 1993 ano, em que a selecção boliviana consegue a sua primeira classificação por mérito proprio para participar num Mundial (Estados Unidos 1994), o The Strongest é de novo campeão da Bolivia, o seu unico titulo nesta decada de 90.

O último titulo remonta ao ano de 2004 quando ganhou o torneio de clausura do campeonato.

Os "Tigres" são o unico clube que sempre militou na Primera Divisão, ao contrário do Bolivar que em 1964 desceu à Segunda Divisão.

Palmarés:

20 vezes campeão da AFLP: 1914, 1915, 1916, 1917, 1922, 1923, 1924, 1925, 1930, 1935, 1938, 1943, 1945, 1946, 1952, 1963, 1964, 1970, 1971, 1974

9 vezes Campeão Nacional da Bolivia: 1958, 1964, 1974, 1977, 1986, 1989, 1993, 2003 (apertura e clausura) e 2004 (clausura)

1 vez e único vencedor da Taça da Perfeitura da Cidade de La Paz: 1911.

segunda-feira, maio 22, 2006

Clubes Atacantes - Apollon Football Club



APOLLON

Longe vão os tempos em que o nome de Chipre era sinónimo de goleadas históricas ou de bolas quadradas. Cada vez mais a selecção embora fraca, consegue conquistar preciosos pontos e vitórias, tanto que no penúltimo apuramento que foi o do Euro 2004 chegaram a estar posicionados e em duvida de presença histórica até à penúltima jornada do seu grupo.
E está a tornar-se aos poucos um sitio bastante aprasível não só para umas férias mas para se jogar profissionalmente.
Este ano desembarcaram inclusivé vários jogadores portugueses na ilha, casos de Daniel Kennedy, Ricardo Fernandes, Hélio Pinto, João Paiva, etc etc. Contingente português que está muito valorizado e bem visto por estas paragens, graças sobretudo à boa prestação dos valores que para a ilha emigraram.

O nome Apollon vem do Deus grego Apólo, que entre outras coisas era o Deus da Musica. Como tal o clube não é só um clube atletico-desportivo como um clube musical. É comum organizar as festividades dos feriados nacionais de 25 de Março, 1 de Abril e 28 de Outubro. Organiza festas para os seus adeptos e membros entre outros projectos. Tudo isto começou em 1960, seis anos depois da sua fundação.

O Apollon foi fundado na cidade de Limassol em 13 de Fevereiro de 1954 e joga no Tsirion Stadium com capacidade para 14.000 espectadores e que é um estádio olimpico que serve de casa a mais duas equipas, o AEL e o Aris. E até ser construido o novissimo estádio Neo G.S.P. em Nicósia, era onde jogava a selecção e era o maior do pais. Foi mesmo o primeiro estádio a ter bancadas nos dois lados do campo.

Logo de inicio foi aceite como clube na Federação Cipriota e começou a jogar na Segunda Divisão em 1955.

Não começou bem e no primeiro ano em 8 jogos sofreu 8 derrotas. Antes do inicio da época seguinte uma crise desportiva-financeira despoletou no AEL, o clube grande da mesma cidade, Limassol, e que jogava na Primeira Divisão. Essa crise desencadeou a saída da maioria dos jogadores que ingressaram no rival, o Apollon. À conta disso e sem grande surpresa garantiram a subida à Primeira Divisão para de lá não mais saírem, e para o ano fará 50 anos seguidos na divisão maior de Chipre.

Mas as coisas não se tornaram fáceis, o clube andou sempre a lutar pela permanência e só em 1965 consegue brilhar na Taça onde chegou à final e perdeu com um dos gigantes do país, o Omónia Nicósia por esclarecedores 1-5. Mas no ano seguinte com nova brilhante carreira na Taça conquisaram o primeiro troféu da sua curta história, ganhando na final ao NEA Salamina por 4-2. Foram anos brilhantes porque novamente e no ano seguinte foram à final ganhar de novo desta vez ao Alki por 1-0.

A partir desta data o clube nunca mais se encontrou com a glória e também nunca desceu de divisão durante 15 anos. Foi só em 1982 que conseguiram novamente chegar à final da Taça, perdendo mais uma vez com o Omónia Nicósia, desta feita com recurso a segundo jogo, 2-2 + 1-4.

De qualquer modo isto marcou uma nova fase no clube. Nos últimos 20 anos o clube ganhou o campeonato por duas vezes, tendo ficado em segundo em quatro outras ocasiões, ganhou a Taça três vezes e foi finalista vencido noutras quatro ocasiões.

E a semana passada conquistou o seu 3º titulo com 3 portugueses na equipa, o defesa Filipe Duarte, o médio Hélio Pinto e o avançado João Paiva. Venceu o campeonato de forma categórica não perdendo nenhum jogo em 26, com 19 vitórias e 7 empates.
Mas a grande vedeta da equipa é o polaco Lukasz Sosin que é à três anos consecutivos o melhor marcador da Primeira Divisão Cipriota e este ano bateu o seu recorde pessoal ao conseguir 28 golos, sendo que o segundo melhor marcador da equipa é o português João Paiva apenas com 7 golos.

Neste momento é considerado o clube cipriota com mais sucesso, desde sempre, nas competições europeias. Uma das maiores façanhas foi alcançada em 1994 quando depois de ter eliminado os hungaros do Izzo Vac (0-2 e 4-0) calharam com o Inter Milão e foram a San Siro perder apenas por 0-1 sendo que na segunda volta em Limassol empataram a 3 golos. Neste mesmo ano o Inter Milão venceria a Taça UEFA e nunca mais sofreria 3 golos num só jogo seja do campeonato seja nas competições europeias nesse mesmo ano.

Em 1995 tornou-se a primeira equipa estrangeira a derrotar o Sion, na Suiça, para as competições europeias, vencendo por 3-2

Em 1998 foi a primeira equipa do Chipre a passar três eliminatórias Europeias, derrotando o Ekranas da Lituânia, o Jablonec da Rep. Checa e caindo apenas com o Panionios da Grécia.

Palmarés:

3 vezes campeão da Primeira Divisão: 1991, 1994 e 2006.
1 vez campeão da Segunda Divisão: 1957.
5 vezes vencedor da Taça do Chipre: 1966, 1967, 1986, 1992, 2001.
6 vezes finalista vencido da Taça do Chipre: 1965, 1982, 1987, 1994, 1995, 1998.

Recordes:

Nunca desceu de divisão e está à 50 anos no escalão maior do Chipre.
Maior vitória: 13-1 Asov Vatilis em 1976
Maior derrota: 0-5, Apoel Nicósia e 0-5 Omónia Nicósia ambas em 1977
Maior vitória na Europa: 4-0 Izzo Vac (Hungria) em 1994
Maior derrota na Europa: 0-8 Barcelona em 1983.

sábado, maio 13, 2006

Clubes Atacantes - Reading Football Club



READING

O Reading estará na próxima época e pela primeira vez na divisão mais alta do futebol Inglês, neste caso a Premiership. Sendo que foi o clube que após a Segunda Guerra Mundial mais rápido garantiu a promoção, à Primeira Divisão. Esteve para se extinguir em 1982, mas conseguiu levantar-se e chegar onde está hoje.

O Reading FC nasceu em 1871 e jogou no Reading Recreation Ground até ao ano de 1878, antes de mudar-se para Reading Cricket Ground (1878-1882), Coley Park (1882-1889) e Caversham Cricket Ground (1889-1896). Em 1895 a necessidade de um campo maior obrigou-os a adoptar o profissionalismo e para isso construiu de raiz um campo equivalente às suas necessidades, o Elm Park que ficou concluído e foi inaugurado em 1896.
O seu primeiro nickname foi The Biscuitmen devido à fabrica de biscoitos Huntley & Palmer que laborava na cidade. Nickname que durou ate 1974 altura em que se resolveu mudar de nick porque a fabrica à muito que tinha fechado. Através de um concurso no jornal local o nome adoptado foi The Royals.

O seu primeiro equipamento foi azul às riscas horizontais, mas depressa mudaram para as riscas verticais possivelmente por causa de várias outras equipas que alinhavam de igual, e assim se mantiveram até à Segunda Guerra.
Naqueles tempos o clube jogava apenas jogos amigáveis e da FA Cup, tendo sido inclusivé o primeiro vencedor da Taça Berks and Bucks, tendo derrotado na final o Marlow, isto em 1877/78.

Foi a jogar na FA Cup em 1894 que o clube obteve a sua maior derrota de sempre, 0-18 (sim dezoito) com o Preston North End a grande equipa da altura, vencedora do primeiro e segundo campeonato inglês em 1888 e 1889.
Mas foi também nesse ano de 1894 que em conjunto com outras equipas criaram a Southern League, para terem um conjunto mais regular de jogos e por aí se manteve até que em 1920 a Southern League deu lugar oficialmente à Terceira Divisão Zona Sul, de onde saiu vencedor no ano de 1925/26 para descer somente em 1931.
Com o advento da Segunda Guerra o Reading só regressou às competições “a serio” em 1946, ano em que estabeleceu o eu recorde de goleada vitoriosa, 10-2 ao Crystal Palace. Acabando duas vezes em segundo lugar nunca chegaria a subir, uma vez que na altura só subia o primeiro classificado, mantendo-se na Terceira Divisão até ao ano do centenário, em 1971, altura em que desceram para a Quarta Divisão.

Na época 1982/83 quase se deu a extinção do clube, que andava muito por baixo na última divisão nacional, onde se equacionou a venda do estádio Elm Park e uma tentativa de fusão por parte do Oxford United.
Conseguindo salvar-se da extinção e da fusão, no final da época o antigo jogador Roger Smee vai para a presidência e em três anos coloca o clube na Segunda Divisão onde não aparecia à 55 anos. Foi por esta altura que o clube bateu o recorde de vitórias consecutivas desde o inicio de um campeonato em toda a Inglaterra, com 13.

Com a nova queda na Division Two (Terceira Divisão) passaram algumas épocas em que o clube não era mais que um clube médio da terceira divisão, até que chegou o grande presidente John Madejski em 1990 que trouxe consigo o treinador Mark McGhee e depressa o clube começou a ser respeitado pelo seu futebol atractivo. Construiu uma Academia para os jovens e trouxe para a equipa principal jogadores internacionais. E regressou também o primeiro equipamento de sempre, as riscas horizontais, azuis e brancas em 1992. Depressa o clube ganhou a Division Two em 1993/94.

O ano seguinte trouxe à equipa um brilhante lugar que lhe deu acesso ao play-off de subida para a Premiership. Vencendo o Tranmere Rovers nas meias finais, chegou à final de Wembley contra fortissima equipa do Bolton Wanderers, apesar de tudo chegou a estar a ganhar 2-0 aos Wanderers tendo inclusivé falhado um penalty, o que lhes custou um prolongamento que lhes viria a ser fatal, perdendo o jogo 3-4.

Em 1999 o clube desceu de novo à Division Two mas em compensação obteve um novo estádio, o John Madejski Stadium com capacidade para 25.000 pessoas sentadas, para só subir em 2001/02, onde se manteve até este ano de 2006.

Em 25 Março um empate diante do Leicester City garantiu a promoção, directa, a 7 jornadas do final do campeonato, que lhe deu o recorde de subida mais rápida após a Segunda Guerra.

Conseguiu um historial brilhante nesta divisão, bateu o recorde de pontos com 106 e em 46 jogos ganhou 31 empatou 13 e perdeu 2 apenas, tendo marcado 99 golos. Ficou a 16 pontos do segundo e a 25 do terceiro.

Mascote:

Kingsley, The Lion


Palmarés:

1 vez campeão da segunda divisão: 2006

1 vez campeão da terceira divisão: 1994

3 vezes campeão da quarta divisão: 1926, 1979, 1986

1 vez vencedor da Simod Cup: 1988

1 vez vencedor da London War Cup: 1942


Recordes:

Maior sequência de vitórias desde o inicio de um campeonato: 13 em 1985/86

Jogador com maior número de minutos sem sofrer golos: Steve Death 1103 em 1979

Recorde de maior número de derrotas na FA Cup, uma vez que nunca ganhou e juntamente com o Notts County é o clube mais velho que ainda participa na FA Cup, por isso e sendo a competição mais antiga do mundo e tendo 130 anos dá 130 derrotas, uma por ano. O Notts County já ganhou uma taça por isso não tem o mesmo número de derrotas.



Maior número de pontos na segunda divisão: 106 em 2005/06

Maior número de jogos consecutivos sem perder, na segunda divisão: 33 em 2005/2006.

Maior vitória: 10-2 Crystal Palace

Maior derrota: 0-18 Preston North End


Lenda do clube

Como é um clube “real” (royal) tem a honra de poder jogar sempre que quiser com o seu equipamento habitual, seja em casa ou fora.
Facto que não tem base históricas uma vez que é uma lenda e de origem incerta.

quinta-feira, maio 04, 2006

Clubes Atacantes - FK Dukla Praga


DUKLA PRAGA

Um clube semi-recente com uma história de sucessos a nivel interno, mas também como os outros clubes grandes do país, conseguiu menos sucesso que a própria Selecção.
São poucos os países em que a história da Selecção é superior ao dos clubes, quando muito é equitativa ou inferior, até porque clubes num país há milhares e a Selecção é só uma. Mas a verdade é que nenhum clube checo ganhou ou chegou à final de uma competição da Uefa ou mundial e a Selecção perdeu duas finais de mundiais e foi vencedora de um Campeonato da Europa e ainda perdeu outra final do mesmo campeonato europeu.
Ainda hoje a sua Selecção é considerada favorita, ou semi-favorita, em torneios e nunca os seus clubes. O que leva a crer que o sentimento de Selecção e nacionalidade ou patriotismo, por parte dos jogadores, sempre foi e ainda é muito mais forte que o sentimento clubistico.

O Dukla Praga foi fundado em 1947 pelo exército checo, e o seu primeiro nome foi ATK Praga. Participou então pela primeira vez no campeonato checoslovaco em 1953 com a denominação de UDA Praga, para mais tarde em 1956 ser rebatizado como Dukla, em honra de uma vila eslovaca, que foi massacrada, durante um bombardeamento alemão na II Guerra Mundial.

Em 10 anos, de 1956 a 1966, conquistou 7 campeonatos e 3 taças, tornando-se no maior clube da antiga Checolováquia, e chegou as meias finais da Taça dos Campeões Europeus em 1966/67 onde foi eliminado pelo Celtic Glasgow por 1-3 e 0-0. Tal feito não espantou ninguém até porque era na equipa de Praga que residia a espinha-dorsal da selecção checa que atingira a final do Mundial de 1962. Com o lendário Masopust a médio centro, ele que foi o primeiro e único jogador checo a vencer o Troféu da Uefa para o Melhor Jogador Europeu do Ano, decorria a época de 1962. Até que em 2003 Pavel Nedved venceu-o também. Curiosamente Nedved também passou pelo Dukla antes de jogar no Sparta Praga.


Já neste ano de 2006 e a marcar os festejos do Jubileu da UEFA, foi pedido a cada associação nacional que nomeasse o seu mais notável jogador dos últimos 50 anos. A República Checa optou por Josef Masopust, ele que jogou 16 anos no Dukla, onde ganhou 8 campeonatos e foi dele o golo da final frente ao Brasil no Campeonato do Mundo do Chile de 1962. Meses depois conquistou a Bola de Ouro, minutos antes do Dukla receber o Benfica, em jogo a contar para a os quartos de final da Taça dos Clubes Campeões Europeus. "Nem houve cerimónia. Eusébio apertou-me as mãos, felicitando-me, eu guardei o troféu no meu saco e no final do jogo voltei para casa de eléctrico", lembrou.

É já nos finais dos anos 80 e que o clube começa a descer, financeira e desportivamente, por razões que se prendem essencialmente, pela queda continua e acentuada do Comunismo na Europa de leste. É o Sparta que não tendo problemas com o Capitalismo que avança para leste, em oposição ao Comunismo, que consegue mais e melhores patrocínios.
No final da época de 1993/94 o clube bate no fundo e desce até à Terceira Divisão, em péssimas condições financeiras, consequentemente é obrigado a vender vários dos seus bons jogadores, entre eles Pavel Nedved.

Graças à boa vontade de um empresário saudoso dos velhos tempos da equipa, Bohumil Duricko, e com alguma visão, injectou dinheiro no clube e aproveitou para comprar o rival citadino FC Pribram, que estava na Segunda Divisão, fundindo os dois clubes, sendo que o resultado disso foi a mudança de nome para Dukla Pribram e a subida automática à Segunda Divisão.

Passado um ano o clube subiu à Primeira Divisão, a Gambrinus League, e mais uma vez foi renomeado, sendo que este é o nome com que agora se encontra, FC Marila Pribram, e onde tenta recuperar glórias antigas.

No estádio e nas bancadas centrais estão os nomes DUKLA de um dos lados e do outro MARILA, como podem confirmar nas fotos abaixo.

A equipa do Dukla Praga é talvez a única equipa no mundo que foi imortalizada numa musica composta por uma banda de outro país. Os britânicos “Half Man Half Biscuit” e o nome da musica é "All I Want For Christmas Is A Dukla Prague Away Kit", em português “Tudo o que eu quero para o Natal é uma camisola alternativa do Dukla Praga”.
Palmarés:

11 vezes campeão da Checoslováquia: 1953, 1956, 1958, 1961, 1962, 1963, 1964, 1966, 1977, 1979, 1982.

8 vezes vencedor da Taça da Checoslováquia: 1961, 1965, 1966, 1969, 1981, 1983, 1985, 1990.

1 vez semi-finalista da Taça dos Clubes Campeões Europeus: 1966.

terça-feira, maio 02, 2006

25ª Jornada da A.F.Leiria - Séniores

C.R.C. 22 de Junho/Amor 2 (Nelo) - Atouguiense 3

2º Torneio de Futsal Inter-Colectividades

Amieira , 6 de Maio
15 Horas - Casal Novo/Figueiras
16 Horas - Casal Galego/Trutas
17 Horas - S.I.Marinhense/C.R.C. 22 de Junho/Amor
18 Horas - Amieira/Barreiros

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...