
TORPEDO MOSCOVO
Uma das minhas equipas preferidas da URSS, que a par do campeonato da Alemanha Democratica, era dos que mais equipas interessantes e minhas preferidas tinha. Lutava, também ela, desigualmente contra as outras protegidas do regime, dentro das suas capacidades, claro. Tem uma das maiores falanges de adeptos da Russia e da ex-União Soviética porque sempre foi um clube do povo.
É também mais uma equipa, da Europa, que já teve grandes momentos de glória e que já vai na Segunda Divisão. Calhou uma só vez com uma equipa portuguesa nas competições europeias, o Benfica, em que Bento defendeu tudo, até penaltys e ainda marcou um.
O Torpedo Moscovo foi fundado em 1924 com o nome de Proletarskaya Kunitza Moscovo (em português Forja Proletária de Moscovo) e jogou no campeonato de Moscovo até ao ano de 1936, altura em que foram criados os campeonatos da União Soviética.
Esteve sempre ligado à industria automobilistica e nos anos de 1931 e 1932 designou-se por AMO Moscovo devido à ligação com a fábrica automobilistica de Moscovo.

Em 1936 aquando da criação das ligas soviéticas, a equipa foi uma das fundadores da Serie B, a Segunda Divisão. Mudando novamente de nome para o que conhecemos, Torpedo (a fábrica chamava-se então Likhachev Automotiv – ZIL).
A ZIL era a maior responsável pela construção de tratores e limusines de toda a URSS.
Conquistou a subida à Primeira Divisão em 1938, para nunca mais descer, e era a par do Dinamo Moscovo a única equipa que nunca fora despromovida, até final da época passada.

As épocas gloriosas do clube aconteceram nas décadas de 50 e 60, altura em que ganhou dois dos três únicos titulos de Campeão da sua história e três Taças da URSS. Tinha, então, na sua equipa aquele que foi denominado de “Pelé Russo”, Eduard Streltsov, que foi o melhor marcador do campeonato no ano de 1955, e mais tarde viria a dar o seu nome ao Estádio do Torpedo.
Streltsov jogou no Torpedo até 1958, e depois no ano de 1965. Foi então no ano de 1958 que a URSS se qualificou pela primeira vez para um Mundial, esse ano na Suécia. Eduard foi obrigado a juntar-se a uma das forças da ordem, à Policia (KGB) jogando pelo Dinamo Moscovo ou ao Exército, jogando pelo CSKA Moscovo, mas recusou.

Em 1952 nova vitória na Taça desta feita a vingar a derrota de 1947, uma vez que foi contra o Spartak Moscovo por 1-0.
Em 1957 o Torpedo Moscovo, assim como todos os clubes denominados Torpedo, foram incorporados na Sociedade Voluntária de Desportos. Esta sociedade fazia parte da politica do país de levar todo o cidadão a praticar desporto, no sentido em que desporto é saude e mais saúde igual a mais produtividade. Em 1970, 25.000.000 (25 milhões) de pessoas, estavam licenciadas e praticavam desporto através desta Sociedade, onde um dos ramos mais importantes era o das Escolas de Desporto para Crianças e Jovens. Não só praticavam futebol como qualquer modalidade e ao todo eram mais de 50.000 treinadores.

Ainda nesse ano obtiveram a melhor classificação de sempre ao terminar na segunda posição, apenas atrás do Dinamo Moscovo.
Os melhores anos, seguidos, da epoca dourada do clube, foram os de 1957 a 1961. Durante esses anos o clube foi 3 vezes seguidas à final da Taça, tendo ganho duas e ganhou um campeonato, tendo ficando duas outra vezes em segundo lugar.

No ano seguinte houve troca de posições na classificação final em relação ao ano anterior, sendo que ficaram em segundo lugar tendo o Dinamo Kiev ganho o seu primeiro campeonato. Dinamo Kiev viria a ser o clube com mais campeonatos ganhos na URSS.
Nesse ano e na Taça nova ida à final desta feita para perder com o Shaktyor Stalino, por 1-3. Este Shaktyor é o agora famoso Shaktyor Donetsk. Foi uma das maiores mostras de superioridade das equipas ucrânianas a nivel interno, ficando com Campeonato e Taça Soviéticos em 1961.

A estreia europeia, na Taça Campeões, foi com o Inter Milão tendo sido eliminados com 0-0 e 0-1, nesse ano nova ida á final da Taça para perder com o Dinamo Kiev, 0-2.
Em 1968 nova vitória na Taça frente ao Pakthakor por 1-0 e a ida à Taça Taças, onde chegou aos Quartos-Final, tendo sido eliminado pelo Cardiff City do Pais Gales. Pelo caminho ficaram os alemães do FSV Zwickau 0-0 e 1-0, os checos do Spartak Trnava 3-0 e 3-1, ficando-se pelo caminho com os galeses no desempate com 1-0 e 0-1.

A vitória no campeonato deu-lhes nova ida à Taça dos Campeões e foi então que conheceram o Benfica e... Bento, um guarda-redes que lhes ficaria para sempre na memória dessa eliminatória.
Na Luz o resultado fora de 0-0, o que na altura não era muito promissor para os portugueses.

Nunca mais o Torpedo encontrou outra equipa portuguesa nas competições europeias.
Os anos 80 e até ao final do regime soviético foram interessantes a nivel desportivo tendo ido a 5 finais de Taça, embora com uma só conquista, em 1986, quando venceram o Shaktyor Donetsk, 1-0.
Essa final deu-lhes mais uma participação europeia interessante quando chegaram novamente aos Quartos de Final da Taça das Taças, perdendo com o Bordéus por 3-2 e 0-1, mas pelo caminho tinham ficado os finlandeses do Haka com 3-1 e 2-2 e os alemães do Estugarda com 2-0 em casa e um memorável 5-3 no Nekkarstadion.

Em 1991 com o fim do regime soviético, a empresa estatal ZIL foi desmembrada e muitos sectores foram privatizados, assim em 1995 a ZIL deixou de poder patrocinar a equipa do Torpedo e acabou por vende-la ao novo consórcio Luzhniki. Este consórcio era dono do Estadio Luzhniki e procurava uma equipa para rentabilizar o Estadio.

Em 1997, a ZIL, verificando que havia um vazio desportivo na empresa e para dar utilização ao velho estádio, criou uma nova equipa de futebol chamando-a também de Torpedo, este ficou conhecido pelo Torpedo-ZIL, mais tarde mudou o nome para FC Moscovo. Esta nova equipa conseguiu conquistar alguns dos saudosos adeptos do antigo Torpedo que era propriedade da ZIL ficando também com algumas das suas tradições.

O Torpedo Moscovo nunca teve o apoio financeiro que tiveram várias equipas depois de cair o regime, nem a nivel de empresas nem de bilionários, como por exemplo o Dinamo, o CSKA ou o Spartak. Assim o clube acabou por ter sempre classificações modestas e nunca mais foi a uma final de Taça. A melhor classificação no Campeonato Russo foi um terceiro lugar no ano 2000.

Assim, o Dinamo Moscovo, é a única equipa Russa, que nunca desceu de Divisão desde que foi criado o Campeonato Soviético, incluindo o agora Campeonato Russo.
Palmarés:
3 vezes Campeão da URSS: 1960, 1965 e 1976
6 vezes Vencedor da Taça da URSS: 1949, 1952, 1960, 1968, 1972 e 1986.
9 Vezes Finalista Vencido da Taça da URSS: 1947, 1958, 1961, 1966, 1977, 1982, 1988 e 1991
1 vez Vencedor da Taça da Rússia: 1993

Na penultima fotografia alguem reconheceu o numero 11 do Dinamo Moscovo? Sim é o Derlei, que agora anda pela Luz!
ResponderExcluirAh pois é , mas se calhar o melhor era ter ficado por lá ...
ResponderExcluirNao digam mal do Derlei, ainda vai dar muitas alegrias ao Glorioso
ResponderExcluirEstes clubes é só lavagens de dinheiro sujo. Grandes mafiosos
ResponderExcluir