segunda-feira, julho 03, 2006

Clubes Atacantes - Al-Ittihad


AL-ITTIHAD

A equipa que hoje apresento é a equipa que foi disputar este ano a final da Taça Intercontinental, a mais antiga da Arábia Saudita que ainda hoje está no activo e que tem um dos simbolos mais originais que existe.

O Al-Ittihad é uma equipa Árabe (Arábia Saudita), da cidade de Jeddah, no Mar Vermelho. Oficialmente fundado em 1928, é o mais velho clube da Arabia Saudita ainda em actividade e consequentemente um dos mais populares e de maior sucesso.

O futebol chegou à península arábica pela mão de emigrantes javaneses no inicio dos anos 20. É no final dos anos 20 que se dá um “boom” na criação de clubes de futebol, principalmente nas cidades de Meca e Jeddah, representando as várias comunidades e distritos.

Foi em 1927 que um grupo de jogadores de várias equipas se reunio para criar um novo e melhor clube. Assim nasceu o Ittihad. O nome foi escolhido por AbdulAziz Jamel, um dos jogadores presentes na reunião que saiu com a frase: “ Uma vez que estamos aqui juntos unidos, que tal chamar ao novo clube “Unidos””, que em árabe se designa Ittihad. E assim ficou o nome Al-Ittihad.

Foi em 1929 que a equipa jogou pela primeira vez e contra os rivais Al-Riyadhi, clube da capital. Depois da estrondosa vitória por 3-0, pasou a ser o principal clube da cidade.

Passados poucos anos o Al-Riyadhi extinguiu-se e deixou os “aurinegros” como o clube mais antigo em actividade na peninsula arábica.

Nos anos 30 varios clubes foram extintos e outros nasceram dessas extinsões. Os torneios da altura eram basicamente citadinos e patrocinados pelos empresários locais.
Em 1937 aconteceu o primeiro jogo com o que seria o seu eterno rival, o Al Ahli.

Só em 1957 aquando da criação da Federação Árabe de Futebol , é que os jogos deixaram de ter um caracter não-oficial, passando os clubes a ser reconhecidos oficialmente.

Nesse mesmo ano surgiu o primeiro torneio oficial, a Taça do Rei, que se manteve como unico torneio oficial ate ser criada a liga nacional em 1975. Não venceu no primeiro mas fe-lo logo no segundo, sendo então o primeiro troféu oficial da equipa.

Em meados dos anos 70, a grande “explosão” do petróleo permitiu ao governo saudita gastar milhões em tudo inclusivé no desporto e no futebol. Foi criada a Fundação Para O Bem Estar da Juventude, o qual ficou com todos os clubes sobre sua alçada, transformando-os a todos em clubes multi-desportivos. Foi assim que o Al-Ittihad se transformou no moderno clube que é hoje.

Hoje em dia, o clube é o campeão por excelência do país, não só em futebol como em basket, polo aquático, ténis de mesa, volei e natação, entre outros, num total de 661 TROFÉUS!!!

Pode-se dizer que toda a gente gosta do Al-Ittihad na Arábia, Os fans são famosos pelos seus cânticos, que são copiados por muitos outros adeptos de outros clubes. O chfe da claque, Salehal-Qarni, grava as versões em disco todos os anos para depois serem vendidos por todo o pais. É de tal maneira rentável que poderia viver só disso.


O clube é treinado pelo francês Bruno Metsu, que levou a selecção do Senegal ao mundial de 2002, no qual inclusivé ganhou à França.
Nas suas fileiras encontram-se dois brasileiros Marcão e Pedrinho e os famigerados Desiré Job dos Camarões e que se encontra emprestado pelo Middlesboro e ainda o melhor jogador de sempre da Serra Leoa, Mohamed Kallon, que já jogou 6 anos na Italia, inclusivé no Inter Milão e que o ano passado se transfeiu do Mónaco paraa Arábia.

Palmarés:

6 vezes campeão da Primeira Divisão: 1982, 1997, 1999, 2000, 2001 e 2003.

6 vezes vencedor da Taça do Rei: 1958, 1959, 1960, 1963, 1967, 1988

7 vezes vencedor da Taça da Coroa do Principe: 1958, 1959, 1963, 1991, 1997, 2001, 2004

3 vezes vencedor da Taça da Federação: 1986, 1997, 1999

2 vezes vencedor da Taça dos Campeões Asiáticos: 2004, 2005

1 vez vencedor da Taça dos Vencedores das Taças Asiáticos: 1999

1 vez vencedor da Taça dos Campeões Árabes: 2005

1 vez campeão do Campeonato de clubes do GCC: 1999

3 comentários:

  1. Anônimo2:45 PM

    Quem me dera ir jogar para este clube . Aquilo é so dinheiro..

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6:12 PM

    Excelente este artigo , tal como todos os outros que revelam uita investigaçao . Parabéns ao autor , o Estrela . Tens feito um excelente trabalho neste blog , espewro que continues.Força Estrela!!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4:15 AM

    Podem nao acreditar mas gosto mais de escrever neste blog que no meu.

    As razoes sao que aqui gosta-se mesmo de futebol e nao do clube grande.

    A meu blog é visto por 300 pessoas diariamente e obtenho mais comentarios aos meus posts aqui do que la, por incrivel q pareça.

    So prova que ha muita gente em Portugal q nao gosta de futebol e sim do "seu" clube grande.

    È com muito prazer que aqui venho escrever e ler sempre q me é possivel.

    Praticamente so vou ao Futebol de Ataque para fazer o q veem extra posts, ou seja, embeleza-lo, pôr links, imagens, videos, mudar cores, implementar banners, e todas aquelas cenas q vcs veem e q o fazem mais atraente à primeira vista, pq escrever para pessoas q "nao gostam" de futebol...

    É por isso q me sinto honrado pelo convite do Magico CRC e do Ultras para escrever ou postar, pq é postar para quem realmente gosta de futebol, como eu. So tenho pena de nao ter acesso a implementa-los e sim e so de escrita de posts.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...