terça-feira, agosto 08, 2006

Clubes Atacantes - Rabat Ajax Football Club

RABAT AJAX

A equipa que hoje apresento pertence a um país tão ineficaz a nivel futebolistico, com uma organização tão má e como uma maneira de pensar o futebol tão mediocre, que deve ser dos poucos campeonatos de futebol, no mundo, que não tenho prazer nenhum em conhecer ou de me informar sobre como estão as classificações, quem sobe, que desce, quem é campeão, etc.

Falo da Ilha de Malta e do seu futebol horrível, que varias vezes calhou com a nossa selecção em varios apuramentos especialmente nos anos 80 e principios dos anos 90. Teem uma maneira fantástica, de não evoluir futebolisticamente, o objectivo deles a nivel de futebol, e isto foi dito por um antigo seleccionador, passa por perder por menos golos possiveis qualquer jogo efectuado, nunca deixando de ter a mesma tactica quer estejam a ganhar (muito dificilmente acontece) quer estejam a perder por 1 ou por 5. Jogam todos os clubes no Estádio Nacional de Ta Qali, num campeonato que dantes era so a uma volta.

Serve isto para falar da, talvez, pior equipa que Malta mostrou na UEFA, o Rabat Ajax e que encontrou o FC Porto na caminhada dos azuis até Viena em 1987.
Nos anos 80, numa altura em que o futebol no Chipre era tão mau como em Malta, o Rabat Ajax calhou na primeira eliminatória com os campeões do Chipre, o Omónia Nicósia e perdeu os dois jogos por 0-5 casa e fora, num total de 0-10. É obra!!!

O futebol em Rabat foi introduzido pelas tropas inglesas que se encontravam estacionadas na Ilha em meados dos anos 20. Varios clubes surgiam e desapareciam no proprio ano ou no ano seginte. Um desses clubes foi o Rabat Rovers que se inscreveu na Associação de Futebol de Malta e participou na Segunda Divisão. Alguns anos mais tarde nasceu o Rabat Rangers que participou na Terceira Divisão. Em 1937, o Rabat Rovers, o Rabat Rangers e o Rabat Old City, juntaram-se e fundaram o Rabat Zvanks, que um ano depois mudou o nome para Rabat FC.

Entretanto os campeonatos ficam suspensos devdo à II Guerra Mundial, e quando esta acaba o Rabat FC começa na Segunda Divisão, e conseguiu subir no ano de 1951, onde se mantiveram até ao ano de 1959.

Durante a época de 1953/54, o Rabat FC, registou pela primeira vez o seu primeiro estrangeiro, o internacional escocês Donald MacDonald, como treinador-jogador. Foi uma boa época para o clube que acabaram na terceira posição e chegaram à final da Taça perdendo-a com o Floriana.

Em 1962 voltaram à Primeira Divisão e nesse mesmo ano registaram a maior vitória do clube, 9-0 ao Zejtun, com o avançado George Tonna a marcar 6 golos.

É então que o clube entra na sua fase negra que culminaria com a sua quase extinsão em 1980. Começou o descalabro em 1965 com 11 derrotas em 12 jogos, entre as quais se contam derrotas com o Floriana por 0-9, La Valletta 1-11, Hamrun Spartans e novamente La Valletta 0-13. Este 0-13 é ainda hoje o recorde de goleada de todos os jogos da Primeira Divisão desde sempre.

No final dos anos 70 a equipa jogava ainda muito mal e derrotas varias acima dos 0-7 mais alguns jogos perdidos por falta de comparência.

Varios problemas com adeptos e principalmente financeiros que surgiram em 1980, deixaram o clube sem direcção, a divida de 1500 Libra Maltesas, afugentava qualquer interesse em que alguem pegasse no clube, e levaram a que a Associação de Futebol de Malta, considera-se a expulsão da equipa e a sua extinsão. A solução passava por uma possível fusão com um clube amador local, do qual sobressairam o Rabat Ajax e o Rabat White City que se dispuseram à fusão, mas uma vez que estes ultimos estavão filiados numa associação independente da AFM não foram autorizados à possível fusão.

Após varias reuniões entre responsáveis do Rabat FC e do Rabat Ajax, foi decidido que era o Rabat Ajax que tomava conta do clube. Foi a 14 de Setembro de 1980 que oficialmente se formou o Rabat Ajax FC, juntando os nomes dos dois clubes e mantendo as cores do Rabat FC as listas verticais pretas e brancas.

Em dois anos consecutivos a equipa subiu de divisão até à primeira divisão, e nos dois primeiros anos de primeira divisão classificou-se em 2º lugar. Já na época seguinte, a de 1984/85 a equipa ganhou pela primeira vez o campeonato, que se tornou bi-campeonato no ao seguinte, naqueles que seriam os dois unicos campeonatos conquistados pelo clube. A época de 1985/86, a do bi-campeonato foi a melhor de sempre do clube uma vez que ganhou a Triple Crown, ou seja, juntou a conquista do campeonato à conquista da Taça e da Supertaça, competição que aliás começou nesse ano.

A partir daqui foi sempre a descer, no ano a seguir ao bi-campeonato, e ao Triple Crown, desceram, o que também é um feito extraordinário. Neste momento e após varias subidas e descidas jogam na Terceira Divisão.

As competições europeias surgiram no ano de 1983/84 devido ao segundo lugar no campeonato do ano anterior e para estreia não poderia ter sido melhor, calhando com o Inter Bratislava, uma equipa mediana da Europa, no primeiro jogo em casa levaram apenas 0-10 e em Bratislava 0-6, num total de 0-16, soberbo!!!

A segunda participação europeia já foi mais calma para o clube que calhou com o Partizan Belgrado e perdeu os dois jogos por 0-2, num total de 0-4.

Em 1985/86 surgiu a primeira participação na Taça dos Campeões Europeus, e que levou à Ilha de Malta a “poderosíssima” equipa cipriota do Omónia Nicósia, resultado de 0-5 ao qual se juntou outro 0-5 em Nicósia, e estavamos conversados de UEFA por esse ano.

No ano seguinte foram novamente à Taça dos Campeões Europeus e na primeira eliminatória calharam com o FC Porto que jogou no Estádio dos Arcos em Vila do Conde por impedimento das Antas, e se ao intervalo estava apenas 0-2 no final registava-se 0-9. Imagino quantos não seriam se fosse nas Antas.

FC Porto - Rabat Ajax (Malta) 9-0 (Gomes 20m, 49m, 69m, 83m, Eloi 25m, Madjer 54m, André 60m, 65m, Celso 80m)

A segunda volta por incrível que pareça, ou por se jogar num batatal, que é o Estadio de Ta Qali só deu 0-1 para o FCP e marcado a 10 minutos do fim.

Rabat Ajax-FC Porto 0-1 (Sousa 80m)

O FC Porto e o Rabat Ajax actuaram nos dois jogos com:

FC Porto: Mlynarczyk; João Pinto, Eduardo Luís, Celso e Inácio; Jaime Magalhães, André, Sousa e Gomes; Eloi e Madjer, Subs: Ze Beto, Festas, Casagrande, Quim, Futre

Rabat Ajax: Jeff Wood, David Busuttil, Charles Bugeja, Joe Galea, Emmanuel Cortis, Ronald Scerri, Mark Miller, Carmel Busuttil, Edmond Caruana, Silvio Vella, Emmanuel Azzopardi. Subs: Kevin Asciak, Frankie Graham, Martin Scicluna.


Palmarés:

2 vezes Campeão de Malta: 1985 e 1986

1 vez Vencedor da Taça de Malta: 1986

2 vezes Vencedor da Supertaça: 1985 e 1986

5 vezes Campeão da Segunda Divisão: 1951, 1962, 1982, 1990, 1998

2 vezes Campeão da Terceira Divisão: 1951 e 1977



Um comentário:

  1. Anônimo10:19 AM

    Sempre se poderiam candidatar a pior equipa do mundo , lol

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...