quarta-feira, agosto 16, 2006

Estrela Amadora Vs Benfica


Mais uma época que começa, mais um jogo de pré-temporada, mais um jogo de apresentação aos associados.

Desta vez a equipa que teve a honra de apadrinhar a apresentação Tricolor aos sócios foi o Benfica.
Estando o Estádio José Gomes em fase de arrelvamento, o Belenenses “ofereceu” o seu recinto para que pudéssemos realizar tal jogo. Se por um lado é uma boa manifestação de solidariedade, por outro eu como adepto do Estrela e tendo como rival lisboeta o Belenenses achei muito má escolha do recinto. Preferia ver o jogo de apresentação no Estádio da Luz, mal por mal servia os interesses dos dois clubes e talvez tivesse levado mais gente ao campo e consequentemente maiores receitas.

A apresentação foi demasiado informal e rápida, sinceramente não sei do que estava à espera mas chamar os jogadores um a um e todo o staff de apoio, desde o treinador ao roupeiro, para o relvado sem um palco sem mais nada e no fim lançar umas folhas tricolores, soa-me a pouco.

Quanto ao jogo, foi um jogo normal de pré-temporada, onde o Estrela marcou primeiro e permitiu a reviravolta no marcador já na segunda parte. Segunda parte onde fomos mais incisivos, falhámos um penalty e mandámos uma bola à trave. Segunda parte onde o Benfica teve quase nenhuma oportunidade, e na que teve marcou.

Dauto Faquirá continua a mesclar a equipa de forma a que não se perceba quem serão os titulares e os suplentes assim que começarem os jogos a serio, nem os jogadores o entendem, o que é muito bom, mas para um espectador atento e tendo visto em 5 dias dois jogos do Estrela Amadora no Restelo, já deu para perceber que, Rui Borges, que só tem entrado nas segundas partes, vai ser titular. De resto onde a luta por um lugar será mais renhida será mesmo no ataque uma vez que este ano parece haver um bom leque de atacantes, sem que ninguem se sobressaia pela negativa. Moses, Jones, Cleiton, Dario, Rui Borges, Anselmo e Paulo Sergio, vão dar muitas dores de cabeça.

No meio campo excelente o regresso do “arranca pessegueiro” Sergio Marquês, a inclusão de Luis Loureiro e Marco Paulo, que se adaptaram muito bem, a subida de Tony na lateral para o ataque, com fugas para o meio do terreno, abrindo espaço para um companheiro subir na lateral-atacante também é uma inovação que poderá dar frutos.

Na defesa o único que parece ter lugar cativo é Hugo Carreira, depois há uma troca constante onde melhor posicionado aparece José Fonte, que tem deixado muito a desejar nestes jogos de pré-epoca.

Na esquerda parece que é este ano que finalmente vamos jogar com um defesa esquerdo de raiz, uma vez que o ano passado todos os que lá estiveram se lesionaram, o que obrigou a constantes adaptações de centrais para essa posição. Desta feita Edu Silva é o homem que veio para colmatar essa posição e parece ser um jogador muito rotinado e uma boa aposta.

Só me falta falar “das redes”. Neste ponto espera que seja finalmente dada a titularidade a Paulo Lopes, que bem merece, uma vez que já é da casa e é um excelente guarda-redes. Por outro lado Pedro Alves, veio este ano para o clube e pelo que vi a época passada pelo Belenenses (ainda está na memoria o frango na Reboleira) e já este ano no jogo do Restelo contra os “Azuis de Belem”, não me inspira confiança nenhuma. Aliás foi mesmo a única aquisição esta época a qual não me agradou nada, nem percebi o porquê da mesma.


O jogo mais importante desta pré-epoca acabou até por não ser este e sim o de Domingo, em Valência, Espanha, contra o Levante.

O Estrela Amadora pelo prestigio??? que tem, ou possa ter, recebeu um convite com tudo pago, para jogar em Espanha, contra o Levante para apresentação da equipa local, que subiu este ano à Primeira Divisão Espanhola. Um clube com um “budget” de 4,5 milhões de Euros contra os 1,7 do Estrela Amadora. Só o avançado búlgaro Manchev que este ano se transferiu para os “Levantinos” custou 2,2 milhões de euros, já para não falar no que não custa por mês um jogador como Laurent Robert ex-Benfica ou inclusivé Meyong, ex-Belenenses, o guarda-redes Caballero, o italiano Tommasi, etc etc.

Convite inesperado e que surgiu do nada, que penso que poderá ter a ver com o facto de termos jogado contra os rivais do Valencia a época passada no nosso jogo de apresentação e que tenhamos dado boas indicações. A verdade é que fizemos uma excelente partida, e empatámos 1-1. Pelo meio Paulo Lopes defendeu tudo quanto podia, inclusivé um penalty de Laurent Robert.

O mais interessante foi o convite recebido depois do jogo, endereçado pela direcção do Espanhol de Barcelona, para novo jogo em terras espanholas e nas mesmas condições, tudo por conta da equipa da casa. É o Estrela a brilhar mais uma vez.

5 comentários:

  1. Anônimo11:40 AM

    Achei que o Estrela fez uma boa partida, mas penso um pouco como tu, que enstes jogos de pré-época não dá para tirar grandes ilações. Uma referência para o facto de ter estado muito pouco público no restelo e que foi criticado pelo presidente do E.Amadora . Na verdade o principal problema para essa escassez de gente foi sem dúvida o elevado preço dos bilhetes, pois para o público em geral era de 25 euros(5 contos!!!). É de facto muito dinheiro, para mais para um jogo disputado a meio da semana . Quanto ao resto , acho que sim , que é notório que o tey Estrela cada vez mais se impoem no futebol e cada vez mais vai sendo conhecido por esta Europa fora . Um abraço amigo

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2:13 PM

    ~Meio portugal estava com o estrela . Anti benfica sempre

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4:36 AM

    Nao consigo compreener como equipas pequenas em Espanha , tem dinheiro para pagar a jogadores tipo Laurent Robert ou Riquelmes?? É muito , muito estranho.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1:58 PM

    Nao csg pq vives a realidade portuguesa.

    Espanha é 5 vezes maior que Portugal, como tal tem pelo mens 5 vezes mais pessoas, e um sistema economico muitissimo superior ao nosso, la o ordenado minimo é um ordenado medio daqui. Impostos inferiores tambem.

    Mais pessoas juntamente com melhor politica mais dinheiro para todos, la ganhas muyito mais e pagas tambem muito menos pelas coisas, um exemplo gritante é que ate os postos GALP (que é uma empresa portuguesa) em espanha vendem a gasolina mais barata do que a que vendem no nosso pais!!! Isto é apenas um pequeno exemplo das politicas praticadas nos dois paises.

    Nos aqui somos explorados ate ao tutano, pergunta preço dos bilhetes nos campos de futebol espanhois e vais ter outra surpresa.

    É o belo pais q temos (politicos). Todos eles iguais, todos roubam para eles e para os amigos.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3:14 PM

    Essa da GALP é realmente escandalosa...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...