quinta-feira, fevereiro 03, 2005

Uma questao de mentalidade...

Todos sabemos que uma das grandes lacunas dos clubes do nosso distrito , é a falta de infra-estruturas . Nós , que semana após semana , corremos este distrito fora , nao deixamos de nos espantar com as condiçoes que alguns clubes oferecem . Vao desde balneários minúsculos , onde as equipas se têm de equipar a vez , passando por campos sem as mínimas condiçoes e que mais parecem campos para futebol 7 . Mas o que me choca , nao é as fracas condiçoes que existem , pois todos sabemos as enormes dificuldades que os clubes atravessam , que mal conseguem pagar as contas de electricidade , quanto mais pensar , em melhorar as suas condiçoes . O que me choca é ver clubes , que ano após ano , continuam a pagar altos ordenados aos atletas , e que nao apostam no que é essencial , as infra-estruturas . Querem exemplos: como é possível a Uniao de Leiria , que joga na 1ªDivisao Nacional , com um plantel muito bem pago , nao ter um campo onde as suas camadas jovens possam treinar ? Será que fica mais barato andarem a pagar a clubes como a Ranha e o Pilado , para lá jogarem e treinarem ? Será que os resultados nao eram outros , se tivessem um campo próprio , com o qual os jogadores e até os próprios adeptos se identificassem ? Mas o mesmo se passa no futebol distrital . Como é que se pode compreender , que um clube como a Uniao da Serra , a pagar altíssimos ordenados durante toda uma época , chegue ao fim da mesma , e tendo subido de divisao , opte por ficar na mesma divisao? Nao teria sido mais lógico , pagar ordenados mais baixos , manter-se a meio da tabela , e a diferença de ordenados , tivesse sido investida em melhoramentos no campo de jogos .E quando falo deste assunto , tou á vontade , pois o meu clube , o C.R.C.22 de Junho / Amor foi um bom exemplo , na minha opiniao , de má gestao . Durante anos a fio , andamos a pagar ordenados exorbitantes , e muito acima das reais possibilidades do clube . Com as presenças na 3ªDivisao Nacional , criava-se uma euforia desmedida e que nao tinha em conta as reais capacidades do clube . Daí até ao abismo , foi um passo e em dois anos o clube desceu da 3ª Divisao Nacional até á 1ªDivisao Distrital , e no ano seguinte ao abandono da modalidade , com muitas dívidas a jogadores . Na altura , já se pagavam ordenados a alguns jogadores á volta de 80 contos , quando o clube se calhar nem 100 contos de receitas mensais tinha . Hoje em dia , o clube começou de novo , mas com uma nova mentalidade , em que as prioridades sao a melhoria das infra-estruturas existentes e a possibilidade de disponibilizar aos jovens o direito gratuito ao desporto . E hoje em dia , quando olhamos para o nosso campo , e nos pomos a fazer contas do dinheiro que gastámos em ordenados que nao podíamos pagar , e vemos as melhorias que o nosso campo podería ter sofrido , só nos fica uma pergunta , como foi possível andarmos tantos anos de olhos fechados?

2 comentários:

  1. Olá. Muito obrigado pela sua visita ao meu blog e ao comentário lá deixado. Esse facto possibilitou-me passar a saber que no distrito de Leiria existe um clube chamado C.R.C. 22 Junho/Amor e que um outro (União da Serra) que tinha direito a subir de divisão preferiu manter-se na mesma. Assuntos muito interessantes para quem gosta do fenómeno desportivo e que os media de dimensão nacional puramente olvidam (ou escondem?). Só para terminar um comentário humoristico -que não quer ofender - Com esse nome será que os jogadores andam aos beijinhos aos adversários e/ou árbitros? Com tanto amor preferem perder os jogos e é claro ...descem de divisão :) . Continuação de bom trabalho de divulgação do futebol regional. nothingandall (blog)

    ResponderExcluir
  2. só ainda li este post mas só por isso vou adicionar o teu blog aos mues favoritos. Como é possivel o futebol português ter tantos problemas e nós só discutirmos arbitros???

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...