sexta-feira, novembro 03, 2006

Clubes Atacantes - Dundee United Football Club


DUNDEE UNITED


O que dizer da Escócia, da história, do país? É um dos paises que pelo seu passado mais me fascina, dos Clãs e o sentido de familia cada qual com o seu Tartan e as suas cores, dos Saxões, das paisagens bucólicas, do Celtas, dos Druidas, dos Templários, do imaginário de histórias maravilhosas e de lendas de à tempos imemoriais, do "Nessie" - o monstro imaginário do Lago Ness, etc etc.

O campeonato não foge à regra. Pequeno como deviam ser todos, no máximo com 10 a 12 equipas jogado a 4 voltas, só descendo uma ou duas equipas no máximo, e com várias equipas "interessantes", como o Aberdeen, o Dundee FC, o Hearts, o Hibernian, Celtic, Glasgow Rangers, Raith Rovers, Saint Mirren... ou o Dundee United. O próprio nome Dundee United parece saido de um grupo de amigos de Dundee que gostavam do Manchester United (mas não é). E principalmente o amor que cada adepto tem pelo clube, seja ele dos grandes ou de um sem passado brilhante, o publico todo é uma e só magnifica claque, com apoio do principio ao fim do jogo, quer ganhem quer percam por goleada, sendo que no fim cantam em uníssono, principalmente quando perdem e sobretudo pelo desportivismo, cavalheirismo e até bonacheirismo e alegria com que festejam antes e após os jogos.

É também, juntamente com os campeonatos da Rep. Irlanda, Irlanda do Norte, e País Gales, aquele em que me parece que toda a gente por mais tosca que seja, pode ser jogador da bola e ser um idolo, senão vejamos por exemplo Jorge Cadete e a vedeta que foi no Celtic ou até John Hartson, que mais parece um "trolha" que própriamente um jogador da bola. É neste sentido que falo que qualquer gajo pode ser jogador e até razoável ou mediano. Acredito até que se nós na nossa rua fizessemos um 11 + 7 Suplentes ficariamos bem classificados não na Primeira mas pelo menos na Segunda Divisão.

É igualmente um dos campeonatos britânicos que tem uma equipa de outro país a competir nos seus escalões. O Berwick Rangers que é da cidade inglesa de Berwick e joga na Escócia. (Derry City da Irlanda Norte joga na Rep. Irlanda e Newport County, Wrexham, Cardiff City e Swansea City do Pais Gales jogam em Inglaterra).



O Dundee United é um dos clubes da cidade de Dundee, formado pela comunidade católica irlandesa na Escócia, a exemplo de outras cidades como Glasgow e o seu Celtic, ou Edimburgo e o seu Hibernian.

Fundado em 1909, com o nome de Dundee Hibernian, pela dissolução do antigo Dundee Harp, que tinha sido fundado em 1879, e viu o seu fim em 1906.
O Dundee Harp nunca jogou ao mais alto nivel, só mesmo em competições locais ou regionais, mesmo assim tem dos maior recordes de goleada, não só da Escócia, como de toda a Grã-Bretanha e do mundo, quando ganharam 35-0 ao Aberdeen Rovers em 12 de Setembro de 1885 para a Taça da Escócia. Interessante saber ainda que no final do Dundee Harp – Aberdeen Rovers o árbitro tinha contabilizado 37 golos, mas a direcção do Dundee só 35, então prevaleceu o 35-0.

A taça entregue ao vencedor da Taça da Escócia é considerado o troféu, de uma competição futebolistica, mais antigo do mundo e foi criado em 1873.

O mais incrivel é que também nesse dia, e também para a Taça da Escócia, foi feito o recorde que ainda hoje predura, no jogo Arbroath – Aberdeen Bon Accord, de resultado final 36-0. As equipas de Aberdeen estavam em grande!!!
Neste jogo de Arbroath contam-se 7 golos anulados por fora de jogo e ainda a história do guarda-redes local que nunca tocou na bola e estava no campo de guarda-chuva aberto, emprestado por um espectador.


O Dundee Harp extinguiu-se então em 1906 e a comunidade local irlandesa, decidiu, criar um novo clube denominado Dundee Hibernian. Com as cores tradicionais dos clubes de origem irlandesa o Verde e Branco.
O primeiro jogo do Dundee Hibernian foi em 18 Agosto de 1909 contra o Hibernian de Edimburgo, 1-1 foi o resultado final.

Competiu sempre nos campeonatos secundários e regionais da Escócia.

Mas era mais um clube da cidade de Dundee que não foi muito além e em Outubro de 1923 esteve para ser extinto também, não fosse os empresários da região pegarem no clube. Decidiram então mudar o nome para chamar mais publico a acompanhar a equipa visto ser essa a principal causa de extinsão dos clubes locais.

O nome escolhido foi Dundee United mas apenas porque o nome Dundee City, foi severamente reprovado pelos rivais, do Dundee FC, que julgavam ser a “bandeira” da cidade embora não tenham o nome City no mesmo, apesar de ser o clube mais antigo de Dundee ainda em actividade. Mudaram também as cores do equipamento abandonando o verde e branco e optando por variações de branco e preto, ora com camisolas lisas brancas ora em riscas horizontais.
Começaram então na Segunda Divisão e subiram em 1924/25, permanecendo dois anos para descerem e continuaram neste sobe e desce até 1931, quando desceram pela última vez, nunca mais voltando à Primeira Divisão até 1959, quando classificando-se no segundo lugar da Segunda Divisão, subiram, onde permaneceu durante 35 anos.

Em 1966, com o quinto lugar na classificação, disputou a antiga Taça UEFA, denominada, Taça das Cidades com Feira. Na primeira eliminatoria ficou isento mas na segunda calhou com o detentor do troféu, o Barcelona, eliminando-os vencendo os dois jogos com 2-0 + 2-1, perdendo depois com a Juventus com 1-0 + 0-3.
Em 1971 dá-se a grande mudança na “sorte” do clube. Jim McLean, que era treinador dos rivais Dundee FC, saiu em litígio e foi parar ao United. Dois anos antes o clube tinha decidido também mudar uma vez mais a cor do equipamento, passando a actuar de cor-de-laranja. Em 1973/74 levou o clube pela primeira vez à final da Taça da Escócia, perdendo 0-3 com o Celtic que foi também o vencedor do campeonato nesse ano.

Essa final levou-os de novo à UEFA, desta vez na Taça Vencedores Taças, onde eliminaram o Jiul Petrosani da Roménia com 3-0 + 0-2, perdendo com os turcos do Bursaspor 0-0 + 0-1.

Em 1978, acabaram o campeonato na posição mais alta até então, o terceiro lugar, que repetiram no ano seguinte.
Em 1979/80 ganham o primeiro troféu vencendo a Taça da Liga, batendo na final o Aberdeen por 3-0. E no ano seguinte repetiram a vitória mas muito mais saborosa, uma vez que foi contra o Dundee FC, com novo 3-0.

O clube estava em grande na Taça da Liga, em três anos, outras três idas à final mas no último ano, a vitória não sucedeu, perdendo para o Glasgow Rangers por 1-2. Corria então o ano futebolistico de 1981/82.

No ano seguinte e no campeonato surgiu o mais esperado titulo de todos, o titulo de Campeão Escocês. O primeiro lugar final surgiu depois de uma arrancada final com 5 vitorias consecutivas, acabando com 1 ponto de vantagem apenas sobre o Celtic ( 56 pts contra 55 pts) e batendo o recorde de golos com 90 marcados.

O ano seguinte foi o único em toda a história do clube até aos dias de hoje, em que jogou na Taça dos Campeões Europeus. E foi uma carreira muito interessante, chegando às meias finais. Para tal eliminaram por esta ordem, os malteses do Hamrun Spartans 3-0 + 3-0, o Standard Liège 4-0 + 0-0, o Rapid Viena 1-0 + 1-2, e nas meias finais perderam com muita polémica com o AS Roma 2-0 + 0-3. O AS Roma foi mais tarde multado pela UEFA por tentar subornar o árbitro desse jogo.

O ponto mais alto do clube, na UEFA, acabou por ser a ida à final da Taça UEFA em 1986/87. Sendo que foi o primeiro clube escocês a consegui-lo. Para isso bateram outro recorde, que é o facto de serem o único clube das Ilhas Britânicas que ganhou todos os jogos que efectuou com o Barcelona ( 4 jogos, 4 vitórias, 2 em casa e 2 fora), desde sempre nas competições da UEFA. O Barcelona deste ano contava a treinador com Terry Venables e tinha nas suas linhas, os famosos Britânicos, Gary Lineker, Mark Hughes e Steve Archibald.

Eliminaram então até à final, por esta ordem: Lens, de França, 2-0 + 0-1; Universidade Craiova, da Roménia, 3-0 + 0-1; Hajduk Split, da Jugoslávia, 2-0 + 0-0; Barcelona, de Espanha, 1-0 + 2-1 e B. Moenchengladbach, da RFA, 0-0 + 2-0.
A final foi jogada com o IFK Gothemburg perdendo na primeira mão por 0-1 na Suécia e depois em casa não foram além de 1-1.

Durante estes anos que compreenderam as épocas desde 1979/80, até 1986/87 tanto o Dundee United como o Aberdeen FC quebraram o dominio avassalador das equipas de Glasgow, o Celtic e o Rangers, que entre si dominavam a bel-prazer as competições internas. Sendo que os jogos entre as duas equipas se denomina o Old Firm. E assim nasceu o New Firm como passaram a ser designados os jogos entre Dundee United e Aberdeen FC.

Mas durante as épocas acima referidas, o dominio foi muito mais repartido, senão vejamos, no campeonato temos: 3 vitórias do Aberdeen FC e 1 do Dundee United, contra 3 do Celtic e 1 do Rangers.

Na Taça da Escócia temos: 4 vitórias do Aberdeen FC, 2 do Celtic, 1 do Rangers e 1 do Saint Mirren, mas em termos de idas à final por parte do Dundee United (embora perdendo todas) temos 3.

Na Taça da Liga temos: 4 finais para o Dundee United com apenas 2 vitórias, 2 do Aberdeen FC com 1 vitória, contra 4 vitórias do Rangers e 1 do Celtic.

Nestes anos o New Firm, tornou-se mais importante e atractivo que o derby citadino com o Dundee FC.
O clube deveu estes anos de glória ao seu técnico Jim McLean, que como vimos tinha vindo dos rivais Dundee FC. Jim abandonou o clube como seu treinador depois de 22 anos ao comando, em 1993, passando para a Direcção do mesmo.

No Aberdeen FC o responsável por estas vitórias foi o agora super conceituado e mundialmente reconhecido, técnico, Sir Alex Ferguson, treinador do Manchester United à 20 anos.

Em 1993 efectuou a transferência mais proveitosa para o clube desde sempre, com a venda do jovem prodigio Duncan Ferguson por 4 milhões de Libras para o Glasgow Rangers. Foi ainda a transferênica mais cara entre clubes das Ilhas Britânicas até então.

Em 1993/94, ganharam de novo a Taça da Escócia, batendo na final o Glasgow Rangers por 1-0. Mas foi uma vitória enganosa, por assim dizer, porque o clube não iria reencontrar os caminhos da glória e sim os da “vergonha”, com a descida de divisão na época seguinte, após 35 anos de Primeira Divisão e um titulo de Campeão.

Apesar de favoritos à vitória no Campeonato da Segunda Divisão, acabaram no 2º lugar atrás do Dunfermline, tendo com isso de jogar o play-off, contra o Patrick Thystle. O play-off foi instituido nesse ano e nesse mesmo ano acabou, sendo que com isso é o único clube a ter ganho o play-off de acesso à Primeira Divisão.


Em 1997/98 chegaram de novo à final da Taça da Liga para perder com o Celtic por 0-3 e em 2004/05 chegaram de novo à final mas da Taça da Escócia para perder de novo com o Celtic desta vez por 0-1.

Foram então as últimas idas a finais de competições, tanto na Escócia como internacionalmente.

Este ano não está a correr de feição, encontrando-se na última posição do campeonato com 8 pontos e 4 derrotas pesadas nos últimos 4 jogos. Hearts 0-4; Celtic 1-4; Aberdeen 1-3 e Falkirk 1-5.

O Dundee United joga no Estádio de Tannadice Park e fica ao lado do Estadio do Dundee FC, o Dens Park, apenas tendo de atravessar a rua para ir de um a outro. São os Estádios mais perto um do outro em todo o Mundo.

Só uma vez em toda a história, o clube teve de jogar um jogo “em casa”, fora do Tannadice Park. Foi em 1947 quando na Taça da Liga recebeu o Glasgow Rangers e devido à neve, ter de jogar no Dens Park, do Dundee FC.

Nunca mais o clube jogou noutro lado e sempre que havia neve e gelo os jogos eram adiados, ou não eram jogados sendo anulados.

Quando a Escócia se candidatou a receber o Europeu de 2008, em conjunto com a Rep. Irlanda, vários foram os clubes que tentaram conseguir permissão para construir novos estádios. A cidade de Dundee tentou inclusivé construir um estádio único para os dois clubes, e até chegou a pedir permissão à Comissão que rege a Primeira Liga, que deixasse depois os clubes jogarem no mesmo estádio. Para quem não sabe, não é permitido os clubes partilharem estádios para jogos oficiais em toda a Escócia, e é uma das regras bases para se competir ao mais alto nível no país.

É devido à sua cor laranja, no equipamento, que teem a alcunha de The Tangerines, mas as alcunhas principais são mesmo The Terrors ou The Arabs.

O nickname “The Arabs” remonta aos anos 60, quando após um longo e terrivel Inverno, o campo se encontrava coberto de neve e gelo, com varias camadas de altura. Calhando então com o Albion Rovers para a Taça da Escócia, a Direcção do clube, contratou uma Industria de Fundição para derreterem a neve e o gelo, algo que foi conseguido com tal sucesso, que queimou inclusivé a relva. A solução encontrada foi colocar varias camadas de areia no campo, pintando depois por cima as linhas. O jogo acabou numa vitória concludente por 3-0 e a Imprensa, em comentário final da partida, disse que os jogadores se tinham adaptado à areia como verdadeiros Árabes.

Os adeptos consideram-se também “Arabs”, surgindo vários slogans com esse epíteto: “Proud To Be An Arab” ou “In Arab We Trust”, sendo que foi criada uma Sociedade, de adeptos, com o nome ArabTRUST que detém grande parte das acções do clube.

A maior desilusão e indignação, dos adeptos, surge sempre que o clube é desingnado pela Imprensa estrangeira por Dundee. Na Escócia qualquer pessoa que se refira ao Dundee está a referir-se aos rivais do Dundee FC. O Dundee United é exclusivamente referido como United, ou por uma das alcunhas.


Palmarés:

1 vez Campeão da Escócia: 1983.

2 vezes Campeão da Segunda Divisão: 1925 e 1929.

1 vez Vencedor da Taça da Escócia: 1994.

7 vezes Finalista Vencido da Taça da Escócia: 1974, 1981, 1985, 1987, 1988, 1991 e 2005.

2 vezes Vencedor da Taça da Liga: 1980 e 1981.

3 vezes Finalista Vencido da Taça da Liga: 1982, 1985 e 1998.

1 vez Finalista Vencido da Taça UEFA: 1987.

1 vez Semi-finalista da Taça dos Campeões Europeus: 1984.

Um comentário:

  1. Anônimo5:19 AM

    Espectacular aquela foto dos estadios lado a lado . Se fosse ca havia porrada todos os dias. Aprecio muito a liga escocesa , com o seu mini-campeonato

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...