sexta-feira, abril 21, 2006

Clubes Atacantes - U.S. Pro Vercelli Calcio 1892


PRO VERCELLI


O clube, que hoje apresento, nunca foi uma equipa grande mas já foi uma grande equipa, no tempo em que se jogava futebol por amor à camisola. Em 6 anos conseguiu 5 títulos de campeão italiano. De tal forma se batiam em campo que ganharam a alcunha de “Leões”. Hoje e depois dos “Senhores do Dinheiro” terem entrado no futebol e o terem mudado, esta equipa nunca mais pode lutar de igual para igual, uma vez que a localidade de Vercelli é uma terra pequena e nunca se poderá equiparar à vizinha Turim ou Milão e Roma e aos poucos desceu até à Distrital com problemas financeiros incluidos, neste momento jogam no 4º escalão principal italiano, a Serie C2. Mesmo assim continuam a ser a 5ª equipa com mais campeonatos da Primeira Divisão ganhos.

Como sociedade desportiva, a secção de futebol do Pro Vercelli é uma das mais antigas de Itália. Fundado em 1892, foi o professor da Escola Régia Técnica, Domenico Luppi originário de Modena, e grande apaixonado da Ginástica, a deter o baptismo desta equipa Vercelesa. Inicialmente o Pro Vercelli compreendia apenas a Secção de Ginástica e que se juntou à prestigiada Sezione Scherma, o antigo “Club Schermistico Vercellese” presidido pelo advogado Luigi Bozino (mais tarde presidente da F.I.G.C – Federação Italiana de Futebol).

Quando a gloriosa "Sala d’Armi di Piazza Cavour" (o coração da cidade) conflui na nova sociedade que estava a nascer, na denominação da Sociedade o “p” de pro Vercelli (do latim: a favor de) era ainda escrito em minusculas.
O ingresso oficial de Luigi Bozino ao vértice da Sociedade aconteceu apenas 4 anos depois, em 1896. Com o novo presidente, a secção de jogo do Pro ganha progressivamente disciplina e heterogenia, como Atletismo de Fundo, Ciclismo ou Tiro ao Alvo.

É em 1900 que Marcello Berinetti funda a secção de futebol e em 1903 dá-se a filiação na Federação de Futebol Italiana com a denominação de “Società Ginnastica Pro Vercelli 1892”.
Os primeiros equipamentos foram branco e negros mas de péssima qualidade, e na primeira lavagem as riscas desapareceram, misturando-se as cores!!! Posto isto decidiu-se que as camisolas deveriam ser: de cor única, simples, resistentes e de fácil lavagem: Brancas.

A primeira partida oficial foi em 3 de agosto de 1903 durante as festas de São Eusebio, padroeiro da cidade, num torneio triangular que contou com as equipas do “ Forza e Constanza” de Novara e a do “Audace” de Turim, com a vitória a sorrir aos “brancos”. Pioneiros autênticos daquela que iria ser a equipa dominante, em absoluto, da cena futebolística italiana pelo menos durante 15 anos.
Depois de dois anos de intensos amigáveis, consegue no ano de 1906 finalmente integrar o campeonato da Segunda Divisão, onde apenas permaneceu dois anos tendo saído como campeão.

E em 1908 e na época de estreia na Primeira Divisão conquista o titulo de Campeão de Itália, e é o inicio de uma colossal aventura de sucesso. No ano seguinte são novamente campeões e em 1910 perde o tri-campeonato por uma questão de honra. O Inter de Milão não aceita adiar a data da finalíssima pelo que o presidente do Pro Vercelli, Luigi Bozino, opta por fazer entrar em campo a quarta equipa do clube composta por juniores. Resultado: O inter vence por 10-4! Mas o Tri-campeonato chega nas três épocas seguintes. De 1911 a 1913 o campeonato é dos “Brancos” e como menção honrosa a Selecção Italiana joga de branco os seus dois primeiros jogos da história. É por esta altura que a equipa Vercelense ganha a alcunha dos “Leões” (chamados assim pelos adversários pela forma como disputavam cada lance). 5 títulos em seis anos, recorde apenas batido pelo mítico Torino. Em 1913 no Itália 1–0 Bélgica, 9 jogadores titulares eram do Pro Vercelli.

Testemunho de tal supremacia, chegou em forma de convite oficial do Brasil para um digressão por terras Sul-Americanas. Os “Brancos” tiveram o prazer de defrontar as duas melhores equipas do Rio de Janeiro na altura, o Botafogo e o Flamengo.Foi depois da sua passagem por São Paulo que a comunidade italiana da cidade e em conjunto com dirigentes dos “Leões” decidiram formar um clube de futebol ao qual denominaram Palestra Itália, mais tarde conhecido como... Palmeiras. O primeiro simbolo do Palestra Italia/Palmeiras foi a Cruz de Savoia a qual ainda faz parte do emblema do Pro Vercelli, sendo que os clubes se denominam "irmãos".

Chega a 1ª Guerra Mundial e o domínio é interrompido, uma vez que não se disputa campeonato entre 1915 e 1919, recomeçando em 1920 em que ganha o Inter Milão, para nos dois anos seguintes o campeonato ser de novo dos “Brancos”.

Em 1922 empata num prestigiosíssimo jogo amigável com o Liverpool, verdadeiro “dream-team” da altura, a quem pagava aos jogadores para jogarem. Deste jogo sobressaíram as frases dos dois capitães de equipa de então: Ara, capitão dos italianos disse:” O futebol não é um jogo para mulheres” ao qual o capitão inglês ripostou: “Vocês não nos derrotaram hoje nem nunca mais o conseguirão fazer!”, coisa que realmente se verificou. Mas o declínio da equipa era evidente e o metropolitanismo do mundo e da Itália não se compadecia com equipas pequenas ou de terreolas como Vercelli, que face ao poderio das grandes cidades que começaram a apostar forte no futebol deixou de figurar entre os grandes e entre os campeões. Mas o amor pelos “Leões” ganhou laivos de mito indestrutível, que não acabou e não mais acabará.
Nomes como: Ardissone, Zanello, Rosso, Mattuteja, Rosetta e Piola ou Depetrini, Castigliano e Ferraris (alguns dos quais mais tarde foram campeões do mundo) nunca mais serão esquecidos.

Uma curiosidade: Ao Pro Vercelli pertence o primeiro golo de sempre marcado na Serie A.

Em 1934/35 desce à Serie B e em 1940/41 à Serie C onde permanece 2 anos mais outros 2 em que as competições oficiais estiveram interrompidas devido à 2ª Guerra Mundial. Começam os campeonatos do pós-guerra na Serie B, onde fica somente dois anos para descer em definitivo à Serie C. Em 1952 nova descida desta feita à IV Divisão mais tarde chamada Serie D de onde sobe em 1957, mas a década de 1960 é toda ela passada na Serie D. Tendo sido agraciado com a Estrela de Ouro de Mérito Deportivo em 1967.

Mas os anos 70 são de ligeira melhoria e subindo de escalão em 1970 de maneira muito curiosa, tendo empatado em pontos com o Biellese serão realizados dois jogos para se decidir quem sobe e quem fica. O primeiro jogo deu empate a 4 bolas e o segundo novo empate mas a 2 bolas, no antigo estádio Comunale de Turim, perante 35.000 espectadores!!! foi necessário recorrer ao método de desempate da altura, e do qual o Benfica teve uma má experiência na Taça dos Campeões, a “Moeda ao Ar”.

A sorte bafejou os “Brancos” que subiram à Serie C e onde se conseguiram manter durante 7 épocas. Em 1977 e 1978, em dois anos seguidos, a equipa desceu consecutivamente, primeiro para a recém criada Serie C2, e depois para a Serie D, por apenas 1 ponto, em disputa directa com o Legnano.

Os anos 80 são de martírio, passados ora na Serie D (mais tarde chamada de Interregionale), ora na Serie C2 mas com equipas muito fracas sempre espreitando a despromoção, mas o pior ainda estaria para vir.

Na época de 1989/90 a equipa lutava de igual para igual rumo à subida à Serie C1 mas na última jornada perde 1-6 em Pontedera e fica no 3º lugar do campeonato, o esforço financeiro foi de tal maneira forte que no ano seguinte em 1990, quando o dinheiro que é enviado para inscrever a equipa nas competições oficiais, não chega à Federação o clube vê-se em risco de ser irradiado e fechar as portas por falta de verba, e extinguiu o futebol profissional. Por sorte conseguiu ser admitido no escalão mais baixo do futebol italiano, a distrital, chamada Promozione.

Apenas esteve esse ano na Promozione, subindo de seguida para a Interregionale, mais tarde denominada Campeonato Nazionale Dilettanti, onde é campeão em 1994, subindo à Serie C2, batendo os concorrentes directos da divisão, o Colligiana, perante 4.500 espectadores.

O ano seguinte leva-os ao 5º Lugar, o que lhes dá direito a disputar o Play-Off de subida, mas perderam com o Lumezzane, mantendo-se na divisão. Só em 2000/01 a equipa tem nova hipótese de subir de escalão ficando em 4º Lugar e uma vez mais indo ao Play-Off perder novamente desta vez com o Mestre.

A partir daqui o Pro Vercelli inicia uma serie de novas desventuras que culminam com nova descida à Serie D em 2003/04, e com a situação financeira a agravar-se cada vez mais.
Mas a cidade retoma o orgulho do seu antigo campeão e abraça o clube, e várias pessoas importantes da cidade evitam a falência desportiva da equipa uma vez mais e tendo sido repescados para a Serie C2 por troca com o Palazzolo, num jogo do Play-Off contra os encarnados, divisão onde ainda estão inseridos.

Palmarés:

7 vezes Campeão de Itália: 1908, 1909, 1911, 1912, 1913, 1921, 1922.

Primeiro golo de sempre marcado na Serie A, foi por um jogador do Pro Verceli.

1 vez Campeão da 5ª Divisão (Campeonato Nazionale Dilettanti): 1994

1 Estrela de Ouro de Mérito Desportivo: 1967

5 comentários:

  1. Este artigo está muito bom e é muito curioso.Desconhecia por completo este clube e pelo que li imagino que só Milao , Roma , Inter e Juventus tenham mais campeonatos que eles. Para mim Itália é o meu pais de eleição do futebol , nao tanto pelo que se passa lá dentro , mas nas bancadas.É impressionante vermos equipas da 5ª divisão apoiadas por milhares de pessoas.Ao contrario de muitos, do futebol ingles apenas invejo a sua organização económica , nada mais..

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:31 AM

    Escrever um post sobre este clube desconhecido é pelo menos coerente com defenderes que o Guimarães ou o Braga são o 4º grande!

    O Belenenses vence em todos os capitulos, para quem faz (tão boa) investigação é no minimo estranho.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Apre , em primeiro lugar este artigo(e outros) de excelente investigação, não é meu, mas do Estrela. Quanto ao que falas para mim , continuo com a opiniao de que actualmente a discussão do 4ºgrande passa inevitavelmente entre o Guimaraes e o Braga. Mas isto é a minha opiniao baseada em muitos factores , mas é óbvio que respeito outras opinioes

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5:44 PM

    Obrigado pelo - tao boa investigaçao - , embora o resto seja destinado a outra pessoa, essa parte era para mim.

    E obrigado por lerem os posts tambem.

    ResponderExcluir
  5. UNS CAMPEONES...fantastico como desapareceu do calcio uma ekipa deste calibre...
    5*a investigação!parabens!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...