segunda-feira, outubro 09, 2006

Clubes Atacantes - Idrottsföreningen Kamraterna Göteborg

IFK GOTHENBURG

O clube de hoje é um dos clubes de maior sucesso na Suécia, na Escandinávia e na Europa. É aliás o único clube da Peninsula Escandináva que ganhou uma competição europeia. Já calhou com um clube português nas competições europeias, o FCPorto, na Liga dos Campeões. Infelizmente nos dias que correm, já não consegue ser apurado nas primeiras pré–eliminatórias da Taça UEFA, sendo que este ano até foi afastado, com duas derrotas, pelo modesto Derry City da Rep. Irlanda.

O IFK Gothenburg, foi fundado em 4 de Outubro de 1904, e tornou-se o 39º clube da Associação IFK.

Esta associação é uma associação privada que tem a seu cargo vários clubes e gere vários desportos, entre eles o futebol. Foi criada para ser uma alternativa à falta de campeonatos, meios de desenvolvimento e de fomento do desporto especialmente na Suécia, tendo crescido de tal maneira que extravasou as fronteiras, e tem ou teve representantes (clubes) na Noruega, Finlândia e Dinamarca.
A característica que apresentam os clubes filiados nesta associação, são: o IFK no nome do clube, as cores azul e branca, uma cruz de quatro pontas azul ou branca, e o escudo azul com riscas brancas.

Todos os clubes teem de jogar com estas cores no equipamento, a não ser que seja devidamente autorizado pela IFK a usar outras cores. Um dos exemplos é o IFK Malmö que pediu para poder utilizar outras cores, uma vez que o rival citadino, o Malmö FF utiliza as cores azul e branca.

O IFK Gothenburg, juntamente com o Malmö FF e o AIK Estocolmo, são considerados a base da “Grande Àrvore dos clubes”, do futebol sueco, e entre os três ganharam 42 campeonatos. São os maiores clubes das três maiores cidades do país. Estocolmo, Gothenburg e Malmö e os clubes que mais vezes estiveram na Primeira Divisão, como tal aparecem nos três primeiros lugares das estatisticas de sempre do campeonato.

O grande clube da cidade até então era o Örgryte IS, mas o primeiro desafio dos “Angels”, como são designados, foi contra o rival citadino do IK Viking e deu vitória para o IFK, 4-1.
Em 1907 foi o primeiro clube sueco, a ganhar ao tetra-campeão consecutivo, o Örgryte IS e acabou por ganhar o primeiro titulo da sua história em 1908.

Ainda nesse ano jogou, pela primeira vez, com clubes de outros paises, nomeadamente da Dinamarca, o Osterbro BK e o B1893.
Em 1910 o clube jogou pela primeira vez com as riscas azuis e brancas e assim continuou até aos nossos dias, até aí tinha utilizado a camisola azul com uma risca horizontal branca e o simbolo era a famosa cruz de quatro pontas em branco.

Outro pormenor que acabou por ficar como caractristica do equipamento é o patrocinio ICA, uma cadeia de Supermercados, que pela sua longevidade (desde 1982 até hoje) tornou o equipamento numa caracteristica tipica do futebol sueco, ou seja, a camisola às riscas azuis e brancas com o patrocinio ICA em todo o lado é reconhecido como sendo o IFK Gothenburg

Foi o primeiro penta-campeão consecutivo do futebol sueco desde os anos de 1913 a 1917, inclusivé, mas num campeonato que dos anos 1910 a 1924 não era a competição que definia o campeão do país. Esse campeão era definido pelo vencedor da Taça, ou seja, uma pequena aberração que acabou em 1925 com a criação do campeonato que ainda hoje perdura, o Allsvenskan.
O primeiro titulo como vencedor do Allsvenskan aconteceu apenas em 1935 e a primeira descida de divisão sucedeu logo em 1938, três anos após conquistar o titulo.

A década de 40 começou com um titulo no ano de 1942, mas acabou com nova descida em 1949.

Em 1958 ganhou novamente o campeonato o que os levou a jogar no ano seguinte e pela primeira vez nas competições europeias.

Calhou com o Linfield da Irlanda do Norte na primeira ronda e depois de perder fora 1-2 em casa ganhou por 6-1. Na segunda ronda calhou com os checos do Sparta Praga e foi eliminado por golos sofridos em casa com 3-1 e 0-2.

No ano de 1959 bateram o recorde de assistência da Allsvenskan num jogo com o os rivais do Örgryte IS, recorde que ainda hoje perdura com 52.194 espectadores. Aconteceu no novíssimo estadio do Nya Ullevi que foi construido e apenas utilizado no Campeonato do Mundo de 1958.

O clube desde a criação do novo campeonato nunca teve muito sucesso até aos anos 80 e daí em diante até meados dos anos 90.
Novo sucesso no campeonato só em 1969, para ser despromovido no ano seguinte. Depois de três anos na Segunda Divisão, já o clube tinha comprado 34 jogadores e não havia meio de subir, o que só veio a acontecer no ano de 1976.

Em 1978 contratou o nosso conhecido Sven-Goran Erikson como treinador que era um inovador. Com a sua táctica de 4x4x2, conquistou nesse ano a sua primeira final da Taça da Suécia e o seu primeiro titulo nessa mesma competição. O campeonato acabou num excelente segundo lugar.

Depois de se reforçar com alguns excelentes jogadores acabou na segunda posição, mas a época seguinte começou muito mal. O clube quase acabou falido, mas ía conseguindo bons resultados tanto no campeonato como na Taça UEFA. Nas três primeiras rondas eliminaram o FC Haka da Finlândia com 4-0 e 3-2, o Sturm Graz da Austria com 3-2 e 2-2 e o Dinamo Bucareste com 3-1 e 1-0, e chegou assim aos Quartos de Final, onde calhou com o Valência. A situação era critica e o clube teve de pedir aos adeptos, para contribuirem para as despesas da viagem dos jogadores até Espanha.
A verdade é que o clube acabou por estabilizar e conquistou nesse ano, o Campeonato, a Taça da Suécia e a Taça UEFA, eliminando então nos Quartos-Final o Valencia com 2-0 e 2-2, nas Meias-Finais o Kaiserslautern 2-1 e 1-1 e na Final, que se jogava ainda em duas mãos, mais um Alemão e super-favorito Hamburgo, de Beckenbauer e Kevin Keegan.

Depois de 1-0 em casa esperava-se uma vitória fácil dos alemães no segundo jogo, mas a verdade é que acabou com um banho de futebol oferecido por Erikson e os seus rapazes. Vitória concludente por 3-0 em Hamburgo e a Europa rendia-se, surpresa, ao bom futebol apresentado por estes suecos, “altos, louros e toscos”.

Em 1986 chegaram aos Quartos-Final da Taça dos Campeões onde foram eliminados pelo Barcelona em penaltys.

No ano seguinte, já na Taça UEFA, novo sucesso. Nova conquista da mesma, eliminando sucessivamente o Sigma Olumouc da Checoslováquia com 4-0 e 1-1, os alemães do Stahl Brandenburg com 2-0 e 1-1, o KAA Gent da Bélgica com 4-0 e 1-0, o Inter Milão com 0-0 e 1-1, os austriacos do Admira Wacker 4-1 e 1-0, e na Final o Dundee United da Escócia 1-0 e 1-1. Ou seja não perdeu nenhum jogo nesta sua participação brilhante.
A nivel interno as coisas não corriam tão bem, e apenas dois segundos lugares em 1986 e 1988. Pelo meio uma final da Taça da Suécia perdida contra o Malmö FF em 1985.

Só em 1990, voltaria, de novo, a conquistar o Campeonato para no ano seguinte fazer o bi-campeonato e vencer a Taça. Depois de um interregno de títulos durante uma época, eis que surge um tetra-campeonato consecutivo de 1993 a 1996, que seriam os últimos da sua história.

Aliás, não só o IFK Gothenburg como, o campeoníssimo, Malmö FF que em 15 épocas ( de 1982 a 1996), em conjunto venceram 13 campeonatos, e o IFK Norrköping pura e simplesmente foram-se abaixo, numa reviravolta futebolistica muito grande em todo o país.

O Malmö FF que é o clube com mais titulos no país, chegou mesmo a descer de divisão em 1999 e o mesmo ía acontecendo aos “Angels” em 2002 escapando apenas no último jogo.

O IFK Norrköping, que é a segunda equipa do país com mais campeonatos ganhos (12) já se encontra na Segunda Divisão há vários anos.
Em 1992/93 chegaram pela primeira vez à fase de grupos da Liga dos Campeões calhando no Grupo 2 juntamente com o super-AC Milan de Papin e Van Basten (que ganhou os jogos todos do grupo), o FC Porto, e o PSV Eindhoven. O resultado foi um brilhante segundo lugar com 6 pontos de 3 vitórias (vitórias a 2 pontos). Ganharam em casa ao FC Porto por 1-0 e ao PSV os dois jogos 3-0 e 3-1. Perderam com o AC Milan 0-1 e 0-4 (com 4 golos de Van Basten), e nas Antas 0-2.

Registo dos golos, nos jogos contra o FCP.

IFK – FCP 1-0 Eriksson 87min; FCP – IFK 2-0 Zé Carlos 42min, Timofte 56min.

Jogaram pelo FC Porto nesse ano: Vitor Baia, João Pinto, Aloísio, Jaime Magalhães, Zé Carlos, Timofte, Kostadinov, Jorge Couto, Rui Jorge, Domingos, Secretário, Rui Filipe entre outros.

Em 1994/95 mais um ano em grande na UEFA, via Liga dos Campeões. Na pré-eliminatória eliminaram o Sparta Praga com 2-0 e 0-1, calhando no Grupo A juntamente com Barcelona, Manchester United e Galatasaray e fantásticamente ficaram em primeiro lugar.

O registo foi o seguinte: Barcelona 2-1 e 1-1, Manchester United 3-1 e 2-4, Galatasaray 1-0 e 1-0.
Nos Quartos de Final foram eliminados pelo Bayern Munique com 2-2 e 0-0.

Em 1996/97 nova participação na Liga dos Campeões. Depois de eliminarem na primeira ronda o Ferencvaros com 3-0 e 1-1, calharam de novo num grupo com o AC Milan e o FC Porto, a terceira equipa desta vez não era o PSV e sim o Rosenborg.

A participação não podia ter sido pior, e foram os primeiros sinais da decadência da equipa. Uma só vitória e cinco derrotas deram o último lugar no grupo. Os resultados foram: AC Milan 2-1 e 2-4, Rosenborg 2-3 e 0-1, FC Porto 0-2 e 1-2

Registo dos golos nos jogos contra o FCP:

IFK – FCP 0-2, 64min Jardel, 90min Edmilson; FCP – IFK 2-1, 27min Artur, 51min Artur e 72min Jorge Costa (ag).

No FC Porto desse ano jogaram: Hilário, Wosniak, Jorge Costa, Sérgio Conceição, Lula, Aloísio, Drulovic, Fernando Mendes, Barroso, Paulinho Santos, Edmilson, Artur, Jardel, Zahovic, Rui Barros.

Com uma politica de contratações errada, onde foi gasto demasiado dinheiro em jogadores que não corresponderam ao desejado, o clube rebentou e foi sempre a descer, escapando à despromoção por uma unha-negra no ano de 2002.

Nunca mais ganharam uma competição no país ou internacionalmente. Chegaram à final da Taça da Suecia em 2004 perdendo para o Djurgaardens. Ainda nesse ano chegaram à final da Royal League para perderem com o FC Copenhaga.

Este ano depois de ter ficado em 2ºlugar no campeonato conseguiu ir á pré-eliminatória da Taça UEFA, perder inglóriamente com o Derry City 0-1 e 0-1.

O Estádio do IFK é neste momento, e novamente o Gamla Ullevi – “Velho Ullevi” onde começaram a jogar desde 1916, apenas saindo para o Nya Ullevi – “Novo Ullevi” em 1959, um estádio que foi construido para o Mundial de 1958.

Devido à pouca afluência e aos gastos com a manutenção do recinto, decidiram jogar a nível interno no Gamla, só jogando no Nya quando são jogos europeus.

Há planos para um novo estádio exactamente no mesmo sitio do Gamla Ullevi, o que faz com que este venha a ser demolido, que estava previsto para Outubro deste ano. O novo estádio estará concluido em 2008.
Em relação aos adeptos desde sempre que foram apaixonados pelo clube. O clube citadino rival, Örgryte IS, era conotado com as classes altas e o IFK quando foi criado era por seu turno virado para as classes mais desfavorecidas.

Os jogos entre os dois clubes acabavam sempre com invasões de campo e pancadaria. A imprensa Sueca de então apelidou os adeptos dos dois clubes como “a escumalha do futebol sueco”.

Só depois de finalizada a Primeira Guerra Mundial os adeptos se começaram a mostrar mais pacificos, contudo isso só acontecia nos jogos caseiros, porque sempre que íam fora, de comboio, ver a sua equipa (estes comboios eram apelidados de “Gothenburg Trains”) o mau comportamento e a violencia estavam sempre presentes, um fenómeno que piorou nos anos 20. O ponto alto destes climas de violencia aconteceu em 1939 durante uma recolha obrigatória em tempo de guerra ( Segunda Guerra) em que os adeptos e a policia entraram em violentos confrontos.

Só depois da Guerra o futebol se tornou mais pacífico e começaram a surgir as primeiras claques organizadas, infuênciadas pelas claques inglêsas. As mais conhecidas foram as do AIK – Black Army, Djurgaardens – Blue Saints e IFK Gothenburg – Anglarna.
Ao longo dos tempos a claque começou a ganhar algum Poder em relação ao clube, tanto que em 1982 e 1986, quando o clube se encontrava em bancarrota, foram esses adeptos que pagaram a viagem aos jogadores para participarem nos jogos da UEFA.

É também por força desses mesmos adeptos que o clube voltou a jogar no Gamla Ullevi, um estádio que serve melhor os intentos da claque e até da equipa, uma vez que é um terreno de jogo mais apertado e com as bancadas perto do relvado, à maneira inglesa.

De acordo com uma pesquisa nacional, o IFK Gothenburg é o clube com mais adeptos no país com 13% do total de adeptos futebolisticos.

Palmarés:

15 vezes Campeão Sueco: 1908, 1910, 1918, 1935, 1942, 1958, 1969, 1982, 1984, 1990, 1991, 1993, 1994, 1995 e 1996.

5 vezes Vencedor do Campeonato Sueco: 1913, 1914, 1915, 1916 e 1917.

4 vezes Vencedor da Taça da Suécia: 1979, 1982, 1983 e 1991.

2 vezes Vencedor da Taça Uefa: 1982 e 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...