quinta-feira, dezembro 21, 2006

Clubes Atacantes - Sportvereniging Zulte-Waregem

ZULTE-WAREGEM

O clube que hoje apresento tem uma historia interessante e bastante recente, uma vez que é resultado da “fusão” de dois clubes, dos quais já tinham surgido de outras fusões. É um clube mais que fundido, por assim dizer. Andam a dar cartas na Taça UEFA e ninguém ouviu falar deles, nem de onde vieram, eis uma boa maneira das pessoas se informarem.

Foi fundado em 2001, resultado da fusão não oficial de dois clubes, o Zultse VV e o KSV Waregem. Têm sede na cidade de Zulte e jogam no estádio situado na cidade de Waregem. O equipamento de jogo normalmente é branco e apresenta de lado desde os braços, tronco, calções e meias, as cores dos dois clubes em três listas verticais, vermelha, amarela e verde.

Comecemos pelo Zultse VV que resultou da fusão do Zulte Sportief com o SK Zulte em 1976. Não há erro de escrita, a fusão dos dois Zulte, deu um Zultse, com o “s” entre o “t” e o “e”. Não tendo conseguido nenhum tipo de titulo oficial.

Nenhum clube da cidade de Zulte alguma vez chegou à Segunda Divisão. O Zultse VV, só ganhou acesso à Terceira Divisão em 1995, e passados dois anos foram de novo despromovidos.

Em 1999 foram novamente promovidos tendo ficado em 4º lugar, era uma equipa diferente, mais competitiva e passados dois anos foram campeões da Terceira Divisão A.

Nesse mesmo ano em 1999, o KSV Waregem foi despromovido da Segunda Divisão e dois anos depois acabou mesmo por fechar as portas. As cidades distam poucos quilometros uma da outra e sugeriu-se uma fusão. A fusão nunca foi oficializada, sendo que houve uma mudança de nome e de local de jogo, mas o número de registo na Federação contina a ser o do Zultse VV.

No entanto e como foi dito o clube passou a denominar-se SV Zulte-Waregem e foi assim que iniciou a época de 2002 na Segunda Divisão.

Palmarés do Zultse VV:

1 vez Campeão da Terceira Divisão A: 1999

Em relação ao KSV Waregem a história é outra e muito mais gloriosa do que a do Zultse VV.

Foi fundado em 1925 como Waereghem Sportif em Waregem, e mudou o nome para Waregem Sportief em 1945 (que é a denominação Holandesa) e no ano seguinte fundiu-se com o Red Star Waregem para se denominar SV Waregem e tornou-se membro da Federação Belga nesse ano.

Em 1951 o clube ganhou o direito de se chamar Royal, que em holandês se diz Koninklijk, foi entao que acrescentou ao SV a letra K, passando a ser KSV.

O KSV Waregem foi o primeiro clube da cidade a jogar na Segunda Divisão em 1963, ganhando a promoção ao escalão maior em 1966, onde ficou até 1995, só descendo em 1973 tendo subido logo em 1974.

Ainda em 1974 ganharam a Taça da Belgica vencendo na final o também secundário Tongres por 4-1.

Chegaria a nova final no ano de 1982 mas perdendo para o KSV Watershei, 0-2. Em 1985 e 1993 teria a sua melhor classificação final de sempre na divisão mais alta com um 4º lugar.

Em 1996, seria por fim despromovido da Primeira Divisão para nunca mais voltar, descendo inclusive para a Terceira em 1999 e finalmente em 2001 fechar as portas.

Palmarés do KSV Waregem:

1 vez Vencedor da Taça da Bélgica: 1974

1 vez finalista vencido da Taça Bélgica: 1982

1 vez Vencedor da Supertaça da Bélgica: 1982

Começou então o Zulte-Waregem em 2001 como clube e a jogar na Segunda Divisão onde estiveram até ao ano de 2004/05, altura em que subiram como campeões.

No ano passado e na sua estreia primodivisonária ficaram no 6º lugar final, mas foi o facto de terem ganho a Taça que os levou às competições europeias. A final foi contra o Excelsior Mouscron também da Primeira Divisão e o resultado de 2-1.

Ganharam com isso o direito de jogar ainda a Supertaça que perderam contra o RSC Anderlecht, 1-3, num jogo que a 22 Julho teve de ser interrompido devido às fortes chuvadas, para ser terminado a 20 Dezembro.

Já nas competições europeias, os resultados foram animadores. Entraram na primeira eliminatória e derrotaram o Lokomotive Moscovo com 2-0 e 1-2. Foram então para um grupo em que estavam equipas como Espanhol de Barcelona, como vencedor da Taça do Rei, Ajax que vinha eliminado da Liga Campeões na pré-eliminatória, o Sparta Praga da Rep. Checa e o Austria Viena, eliminado da Liga dos Campeões pelo Benfica.

No primeiro jogo foram à Austria cilindrar por 4-1 e de seguida em casa garantiram a presença na fase seguinte derrotando o Sparta Praga por 3-1. As partidas seguintes foram jogadas já em descompressão, em Espanha perderam para um super-Espanhol 2-6 e ao minuto 27 de jogo já estava 1-4. Na última jornada receberam o Ajax que precisava de ganhar o jogo para continuar em prova e nova derrota surgiu desta feita por 0-3.

Assim ficou no terceiro lugar do grupo evitando uma equipa que viesse da Liga dos Campeões mas calhou com um dos mais fortes primeiros classificados de outro grupo, o Newcastle United. Vamos ver como corre a eliminatória marcada para os dias 14 e 22 Fevereiro.

O estádio do Zulte-Waregem é então o da antiga equipa KSV Waregem denominado Regenboogstadion, que em português significa Estádio Arco-Íris, e tem uma capacidade para 8,500 pesssoas.

Palmarés, unicamente do Zulte-Waregem:

1 vez Campeão da Segunda Divisão: 2005.

1 vez Vencedor da Taça Bélgica: 2006.

1 vez Finalista Vencido da Supertaça Bélgica: 2006.

Um comentário:

  1. Anônimo5:56 AM

    Podiam ter inventado u, nome mais simples. Ja estou a imaginar os adeptos na bancada a chamar pelo clube...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...