quinta-feira, dezembro 14, 2006

Clubes Atacantes - The New Saints


THE NEW SAINTS

O clube que vou apresentar é de um país sem grande expressão futebolistica no seu campeonato, e a nivel de selecção também nunca consegue grandes resultados, embora tenha um dos melhores jogadores do mundo nas suas fileiras, Ryan Giggs. As equipas profissionais, há muito que jogam nos escalões ingleses, quase desde a sua formação, falo do Cardiff City, Swansea City, Newport County, Merthyr Thydfil e o famigerado, lá para os lados das Antas, Wrexham. A equipa de hoje é então a única profissionalizada que joga no campeonato principal do Pais Gales, depois do descalabro financeiro do Barry Town, que abriu falência e foi despromovido.

O The New Saints FC, mais conhecido por TNS é uma mistura de varias fusões e duas cidades de paises diferentes, por isso a data de fundação concreta nunca se poderá avaliar correctamente.

Assim o clube começou como Llansantffraid F.C. em 1959, na cidade de Llansantffraid-ym-Mechain mesmo junto à fronteira como a Inglaterra. Na altura um vilarejo com 1000 habitantes.

Jogou no campeonato amador do Distrito de Montgomeryshyre, do qual foi campeão 7 vezes até 1989/90, altura em que subiram para a Mid-Wales League, uma espécie de 3ª Divisão. Foi um campeonato excelente, tão bom que só estiveram esse ano tendo subido para a Cymru Alliance, a 2ª Divisão do país.

Em 1992/93 subiram então à League Of Wales, a divisão maior do Pais de Gales e nesse mesmo ano ganharam ainda a Welsh Intermediate Cup, uma taça só para equipas amadoras.

Em 1996 ganharam a Taça do Pais de Gales e qualificaram-se pela primeira vez para a UEFA, via Taça Vencedores das Taças.

Ainda em 1996, a empresa Total Network Solutions, uma companhia de computadores de Oswestry uma cidade inglesa perto da fronteira com Gales, e que dista de Llansantffraid apenas 13 Km, conseguiu patrocinar o clube por 250,000 Libras e incluiu no negócio a inclusão do nome da empresa. Assim o clube passou a denominar-se Total Network Solutions Llansantffraid FC, ou seja, uma enormidade.

Foi assim que defrontaram o Ruch Chorzow da Polónia, nas competições europeias e foram eliminados na pré-eliminatória com 1-1 e 0-5.

No ano seguinte acabaram com o Llansantffraid e passaram a chamar-se exclusivamente Total Network Solutions FC, passando a ser o primeiro clube no Reino Unido a perder o nome da localidade e a denominar-se exclusivamente com o nome do patrocinador, a meu ver uma aberração, para o qual muitos clubes caminham e um dos piores exemplos são os austriacos que já teem varias equipas que são só marcas no nome, por exemplo os secundários Interwetten.com que é um site de apostas, e que perdeu já o nome da localidade onde joga. Para lá caminham equipas como a do Red Bull Salzburg, que qualquer dia deixa mesmo de ser Salzburg e passa a ser só Red Bull, aliás como é habitual em desportos tipo Formula 1.

Depois da falência do Barry Town em 2003, o TNS passou a ser a única equipa da Primeira Divisão a ter um estatuto semi-profissional ou profissional, com empregados a tempo inteiro, incluindo jogadores.

Ainda nesse ano deu-se uma fusão, com o clube da cidade inglesa originária da empresa informática, o Oswestry Town FC, que foi fundado em 1860. Não houve problema algum com a Federação Galesa nem Inglesa, mas a UEFA opôs-se a tal no inicio. Só depois de estudarem a fundo como funcionam as ligas Britânicas decidiu-se pela aprovação de tal fusão.

Em 2004/05 o clube viria a tornar-se famoso, pelo não menos famoso caso da não inclusão do Campeão Europeu na época seguinte da Liga dos Campeões, se não obtiver uma classificação desejada no campeonato, ou seja, mais uma anormalidade dos “anormais” que estão à frente da UEFA. Um campeão de qualquer troféu não ter direito a defender o seu troféu no ano seguinte é a situação mais absurda que existe em competições.

Assim o clube, como vencedor do campeonato do País de Gales nesse ano, prontificou-se a dar o seu lugar a favor do Liverpool na Liga Campeões, tendo com isso o Liverpool de jogar as pré-eliminatórias todas. A UEFA aceitou, mas como tem sempre que ser à sua maneira, criou uma vaga extra e um jogo de eliminatória entre os dois clubes.

Foi assim que os galeses tiveram uma prenda invejada por muitas equipas, principalmente se forem do “tamanho” do TNS, jogaram oficialmente contra o Liverpool. Perderam primeiramente em Anfield Road por 0-3 com um hat-trick de Steven Gerrard!!! E na segunda no estádio do Wrexham, perderam por novo 0-3 com mais 2 golos de Steven Gerrard!!!

Apesar das derrotas, sem contestação, o clube portou-se melhor que o esperado, e teve reacções muito positivas de vários quadrantes, inclusivé de Rafael Benitez que elogiou largamente o guarda-redes Gerard Doherty.

No inicio deste ano, a empresa Total Network Solutions foi adquirida pela British Telecom, como tal deixaram de ser patrocinados pela empresa e ainda mais grave, perderam o nome, uma vez que o nome era o do patrocinador.

Ideias não faltaram, inclusivé vender o novo nome da equipa no site eBay, a quem desse mais dinheiro!!! Mas o nome escolhido acabou por ter a ver com a história dos dois clubes que se fundiram, “The New Saints”. Uma combinação perfeita entre as iniciais do antigo patrocinador e pelo qual eram conhecidos, TNS, e “The Saints”, que era o nickname pelo qual era conhecida a equipa Llansantffraid FC. A localidade do segundo clube em fusão, o Oswestry Town FC tem fortes ligações a Saint Oswald (São Osvaldo), como tal ninguém objectou o nome. O novo simbolo do clube, que vem da mesma altura, tem, como podem observar, do lado esquerdo um Dragão representativo dos galeses do Llansantffraid FC e do lado direito um leão representando os ingleses do Oswerty Town FC.

O TNS joga habitualmente no Recreation Ground, também conhecido por Treflan, em Llansantffraid-ym-Mechain, Gales, com capacidade para 2.000 espectadores, dos quais só 500 são sentados. Há planos para um novo estádio com capacidade minima exigida pela UEFA para as provas internacionais, isto na cidade de Oswestry, obras que não devem iniciar antes do Verão de 2007.

O clube tem jogado todos os seus jogos europeus no estádio do Wrexham visto que o Recreation Ground não tem os minimos exigidos pela UEFA. Só em 2003 o encontro da pré-eliminatória contra o Manchester City, foi jogado no Millenium Stadium de Cardiff.

O ano passado ganharam o titulo com 18 pontos de avanço sobre o segundo classificado e estiveram as 22 primeiras jornadas do campeonato sem perder, com 18 vitórias e 4 empates, que juntando à última derrota do ano anterior na jornada 28, prefaz 28 jogos sem perder, em que 22 são vitórias e apenas 6 são empates.

Palmarés:

3 vezes Campeão da Primeira Divisão do Pais Gales: 2000, 2005 e 2006.

1 vez Campeão da Segunda Divisão – Cymrum Alliance: 1993.

3 vezes Vencedor da Taça do Pais Gales: 1993, 1995 e 2006.

2 comentários:

  1. Pessoalmente adoro o futebol do Giggs. Ainda hoje Fergunso disse que ele é um dos 5 melhores futebolistas que já treinou.E quanto a Gales, esta equipa não conheço, mas o país todo provoca-me um enorme fascinio e certamente um dia destes tenho que lá dar um saltinho. Adoro o sotaque deles.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3:04 PM

    Chat com audio, video e muito mais em www.pnet.pt

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...