sábado, dezembro 30, 2006

Clubes Atacantes - Klub Sportowy Polonia Warszawa

POLONIA VARSOVIA

O clube de hoje, é um dos meus favoritos e o mais antigo da capital polaca. Está longe de ser uma das melhores formações do país, embora tenha ganho campeonatos e taças.
Chegaram a descer à Terceira Divisão, já depois de terem sido campeões nacionais e na altura os adeptos cantavam ”Pelos 40 anos de vida e pela vergonha da Terceira Divisão, o tempo chegou, voltaremos a ser campeões da Polónia”. A verdade é que demorou meio-século mas conseguiram voltar a ser campeões polacos à meia-duzia de anos. Já calharam com uma equipa portuguesa, o FCPorto, exactamente no ano da conquista da Taça UEFA, pelos azuis e brancos de Mourinho



O Polonia Varsóvia (Polonia Warszawa), foi fundado em 1911 e é o clube mais antigo da cidade-capital da Polónia. Surgiu da junção de várias equipas de liceus e escolas, pela mão de Waclaw Denhoff Czarnocki que era Capitão do Exército.

Foi ele quem defeniu o nome do clube, que se chama mesmo Polonia, e não Poslka (polaco) ou Poland (anglo-saxonico), visto que o nome escolhido foi a designação do país em Latim mais o nome da capital, este já em polaco (Warszawa).

O primeiro equipamento foi às riscas verticais pretas e brancas, e foi assim que jogaram pela primeira vez, em 19 de Novembro contra o Korona e perderam 3-4. Rapidamente se decidiram pela camisola toda preta, que sucedeu em Março do ano seguinte. A camisola preta ficou como imagem de marca do clube, que passou a ser conhecido por “camisolas negras”.

O primeiro jogo, com aquele que seria o maior rival citadino, o Legia Varsovia, só aconteceu em 1917, e deu empate a uma bola. A equipa do Legia era formada por soldados, polacos, que serviam na guerra (e em tempo de paz) na Ucrânia. Na altura formaram um 11 e vieram até Varsóvia para jogar contra as equipas locais. O que voltou a suceder um mês depois, e com o resultado a repetir-se.

O campeonato polaco teve a sua primeira época em 1921, e o Polonia acabou na segunda posição final, o que foi um brilhante começo, só tendo repetido tão bom resultado em 1926.

O clube era então o que mais adeptos reunia na cidade, ao contrário do que sucede hoje, em que o Legia tem a maioria. Foi por essas alturas que se criaram os primeiros rivais e também as primeiras amizades. O Legia como maior rival e o Cracovia Krakow como clube “irmão”.

Em relação a esta última formação, é de reparar que o nome da equipa é “igual”, ou seja, o nome é constituido pelo nome da cidade (Cracovia) em Latim e o nome da cidade em polaco (Kraków), o que nos leva a pensar que o Polonia Warszawa teve “origem” ou se guiou pelo “irmao”. De referir ainda que o Cracovia Kraków é o clube mais antigo da Polonia, ainda em actividade.

A equipa permaneceu sempre na Primeira Divisão, até ao ano em que os campeonatos pararam devido à Segunda Guerra Mundial, embora nunca tenha conquistado nenhum titulo.

O recomeço dos campeonatos, em 1946, foi em grande uma vez que conquistou o primeiro titulo da sua história. Mas foi um arranque ilusório visto que tão cedo não ganharia outro campeonato.

O clube não tinha grandes infrastruturas, uma vez que a sua parte da cidade foi arrasada pela guerra (85% dos edificios ficaram em ruinas), e com isso o seu estádio, tendo de jogar em campos emprestados. Aliado a esse facto também a população adepta faleceu ou foi desviada para outras cidades (em 1939 Varsovia tinha 1,300,000 habitantes, em 1945 apenas 420,000).

Em 1952 ganharam o seu segundo troféu, a Taça da Polonia, derrotando na final os rivais do Legia, e foi o último sucesso da equipa antes da queda no abismo.

Durante o periodo Estalinista, todas as equipas tinham um “patrocinador”, ou seja, tinham de ficar sobre a alçada de algum gabinete do estado. O Légia, por exemplo, ficou com o Exército, outros ficaram com a Policia, outros ainda, com a Industria Mineira, e ao Polonia Varsovia calhou um dos mais pobres gabinetes, o da Companhia de Caminhos de Ferro. O nome do clube e as cores do mesmo foram alterados, passando a denominar-se Kolejarz (que traduzido quer dizer “trabalhador ferroviário”), e as camisolas negras banidas.
O clube praticamente foi redesenhado do zero, uma vez que não tinha estádio, e apenas um décimo dos adeptos que tinha antes da guerra, aliado ao novo nome e ao “orgulho” ferido e perdido, uma vez a alcunha “camisolas negras” já não fazia sequer sentido, uma vez que foram banidas.

A gestão do clube não era o principal interesse da Companhia Polaca de Caminhos de Ferro e então o clube foi caindo no esquecimento e descendo gradualmente de Divisão. Caiu inclusivé na Terceira Divisão, altura em que os famosos canticos de campeão se ouviram.

Com o enfraquecimento do regime soviético o clube não só reconquistou o antigo nome e as tradicionais camisolas pretas, que lhe deram a alcunha.

Aos poucos conseguiu equilibrar-se e subir à Segunda Divisão, depois de alguns anos na sombra, ressurgiu na Primeira Divisão no ano de 1993/94. Algo que não durou mais que um ano, já que o clube continuava sem grande apoio financeiro e sem um centro de treino.
Um ano só na Segunda Divisão foi o suficiente para ganharem as condições necessárias e voltar ao escalão maior. A sorte grande surgira nesse ano de 1996, uma vez que Janusz Romanowski, um dos principais patrocinadores do Legia saiu em diferendo com a direcção e pegou no rival, o Polonia.

Pouco tempo bastou para o sucesso. No ano de 1998 ficaram em segundo lugar num campeonato conquistado pelo LKS Lodz e em 1999 conseguiram chegar as meias-finais da Taça Intertoto.

A época referente a 2000, começou sem que o Polonia fosse tido como candidato ao titulo, mesmo quando no final da primeira volta fosse considerado Campeão de Inverno. A verdade é que a boa performance continuou e a segunda volta correu melhor que a primeira, tanto que só perdeu dois jogos e empatou um em 17 jogos, e assim foram campeões polacos pela segunda vez.

Ainda nesse ano conquistaram a Taça da Liga, contra o Legia por 2-1, e mais tarde derrotaram na Supertaça o Amika Wronki por 4-2. Foi portanto um ano em cheio.

A ida à Liga dos Campeões do ano seguinte por pouco não foi o começo da salvação da equipa. Derrotaram o Dinamo Bucareste na Segunda ronda por 3-1 + 4-3, perdendo no último jogo de acesso aos grupos, com o Panathinaikos com um renhido score de 2-2 + 1-2.

Assim os milhões necessários, que viriam da “milionária” Liga dos Campeões, para colmatar as depauperadas finanças do clube, nunca chegaram e o esforço financeiro que levou ao titulo não foi recuperado.

Em 2002/03 quando o FC Porto ganhou Taça UEFA, frente ao Celtic em Sevilha, foram os primeiros adversários dos Dragões, que redundou numa derrota no Estadio das Antas por 0-6, recuperando um pouco do orgulho derrotando os portugueses na segunda volta por 2-0.

FC Porto - Polonia Varsovia: 6-0 - Golos: Jankauskas (20m e 56m), Derlei (37m), Maniche (55m), H. Postiga (69m e 89m).

Pelo FC Porto jogaram: Nuno, Jorge Costa, Pedro Emanuel, Paulo Ferreira, Nuno Valente, Costinha, Maniche, Deco, Capucho, Derlei, Jankauskas.

Suplentes: Vitor Baia, Ricardo Carvalho, Cesar Peixoto, Alenitchev, Candido Costa, Tiago, H. Postiga.


Polonia Varsovia - FC Porto: 2-0 - Golos: Lukasiewicz (67m), Kus (81m)

Pelo FC Porto jogaram: Nuno, Ricardo Costa, Pedro Emanuel, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Tiago, Maniche, Alenitchev, Candido Costa, Derlei, Jankauskas.

Suplentes: Hilario, Jorge Costa, Cesar Peixoto, Bruno Fernandes, Paulinho Santos, Capucho e Cleyton

Nos anos que seguiram o clube começou a lutar pela manutenção, jogando com jogadores de formação, e o ano passado sucedeu o que já à muito se previa, a descida de divisão

O clube está em queda, acentuada, e no final da primeira volta, na pausa de Inverno, encontra-se apenas com 4 equipas atrás (descem 4) e o perigo de cairem novamente na Terceira Divisão é iminente.

Pelo clube passaram alguns bons jogadores, como Emmanuel Olisadebe, que veio directamente da Nigéria, para o seu primeiro contrato profissional no Polonia Varsóvia. Foi da eliminatória de acesso à Liga dos Campeões, que perderam com o Panathinaikos, que o interesse dos gregos despoletou, acabando por conseguir levá-lo para a Grécia.

Palmarés:

2 vezes Campeão da Polonia: 1946 e 2000

2 vezes Vencedor da Taça da Polonia: 1952 e 2001

1 vez Vencedor da Taça Liga: 2000

1 vez Vencedor da Supertaça Polonia: 2000

1 vez semi-finalista Taça Intertoto: 1999

3 comentários:

  1. Anônimo4:14 AM

    Palmares muito fraquinho...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:53 AM

    "O clube de hoje, é um dos meus favoritos e o mais antigo da capital polaca. Está longe de ser uma das melhores formações do país"...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:19 AM

    Não é pelos titulos que se vê a grandeza e a qualiddade de um clube . Também simpatizo com este cube e com todos os clubes polacos de onde saíem belissimos jogadores

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...