terça-feira, fevereiro 21, 2006

Tourizense, quem és tu? De onde vens e para onde vais?

No dia seguinte ao jogo da Taça de Portugal com o Benfica vi no noticiário em rodapé a seguinte noticia: " Adeptos dos Super Dragões esfaquiados à saida do Estádio". Pensei que era uma situação "normal" de claques à saida de um jogo do clube. Causaram disturbios e as gentes da terra não estiveram pelos ajustes.
Quando vou ler a noticia no jornal vejo o mesmo titulo e em sub-titulo o seguinte: " No final do jogo Tourizense - Benfica"...
Fiquei admirado e sinceramente não percebo qual foi o objectivo de estarem pessoas adeptas do FCPorto num jogo que não do seu clube.
Mais admirado fico quando sei que os bilhetes foram enviados pela direcção do Tourizense para o FCPorto clube ou SAD ou lá o que seja.
Foi o clube ou SAD do FCPorto que deu os bilhetes ao elementos da claque? Com que objectivo? Qual o objectivo de ir ver um clube do qual não se é adepto e pior, é-se rival?
Tudo bem se fossem apoiar a equipa do Tourizense mas pelo que li apenas foram enxovalhar o adversário e os adeptos adversários.

Sinceramente ainda gostava que me explicassem como é que uma equipa de uma terra/lugarejo com 170 habitantes tem uma equipa numa divisão semi-profissional e a espreitar a Liga Honra que é completamente profissional.
Quem financia? E com que dinheiro? Diz o senhor presidente deste clube que os jogadores são todos emprestados de clubes grandes, tipo FCPorto, Académica e até o Estrela Amadora tem ou teve lá jogadores por empréstimo mas e o resto do dinheiro? Sim porque os jogadores comem e dormem lá no centro de estágio, construido com que dinheiro??? E quem paga aos empregados do centro de estágio? As lavadeiras, cozinheiras, e o restante pessoal? E as deslocações do clube e estadias? E o policiamento e as arbitragens nos jogos em casa?
E o facto das equipas grandes emprestarem jogadores, porque emprestariam a um Tourizense e não a clubes de maior valia ou projecção, seria mais benéfico para o clube e para os jogadores ou não?
Ou será que é mais um daqueles clubes que temos visto que passados poucos anos de projecçao "fecham as portas"? Tipo Alverca, Leça ou Salgueiros e quem sabe o Estoril, porque andaram a fazer mais que jogar futebol estes anos todos?
Ou se calhar estou apenas a divagar sem sentido como é costume dizerem os adeptos do "Sistema" sempre que alguém levanta suspeitas de certos clubes que aparecem do nada e desaparecem no pó.

6 comentários:

  1. Estrela este teu artigo é muito pertinente.Eu em relação ao Tourizense, passei por duas fases.A primeira de muita admiração, pois sendo um clube relativamente perto daqui, e conhecendo alguma da sua realidade, a sua obra deixa-nos impressionado.Mas depois, e também ao ver um pouco o que aconteceu no jogo com o Benfica e ao ouvir as explicações e tudo o resto também fiquei com uma pulga atrás da orelha.Realmente é tudo muito estranho, e se numa grande cidade, onde os patrocinios e os adeptos são mais, as dificuldades são imensas, ali tudo são rosas.Pode ser que vamos tendo novidades que nos ajudem a perceber tudo isto, pena é que isto não chame a atençao de nenhum dos nossos jornalistas.Um abraço Estrela e muito bom post.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5:15 AM

    Será mais um tentáculo do já famoso apito azulado??

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8:23 AM

    O caso do apito dourado so sera azulado se o Major for condenado à prisao, pq sabendo como ele é de certeza que nao irá dentro sozinho, e como tal so assim e q alguem ligado ao clube azul e branco irá dentro.

    Alias a investigaçao so começou com uma carta anonima para a PJ pelos jogos do Gondomar e a mesma PJ sabendo q era peixe miudo mexeu-se so nao esperava era encontrar pelo meio muita gente ligada ao clube azul e branco e como tal teve de os chamar mas como veem agora so sairam acusaçoes a quem pertencia ou estava ligado ao Gondomar.

    Vamos ver o final disto tudo.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo7:52 AM

    É realmente tudo muito estranho.Por muito que exista gente competente, nem tudo dao rosas.E conhecendo eu a realidade de um pequeno clube de uma aldeia com cerca de 2000 habitantes, imagino o que se passará por ali.Tem que existir muitos esquemas, pois caso contrario quero aquela equipa dirigente para o meu clube, para fazerem magia...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5:37 AM

    Casos como estes acontecem um pouco por todo o mundo.É necessário que exista uma investigação séria e isenta...

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7:50 AM

    em primeiro lugar quero dizer que do SLB (sócio com quotas em dia e lugar cativo), nas cido em Lisboa, mas filho e neto de pessoas nascidas naquele lugarejo!
    Mais, tive o previlegio de ir ver o jogo à Vila de Tábua. Sabem onde fica? Sim eu sei que fica nas "berças"...como muito gosto! O dinheiro vem exactamente do mesmo sitio do que financia os clubes ditos grandes, médios, pequenos etc. É claro que seria optimo e interessante que se investigasse a fundo as contas de todos os clubes...e que grandes surpresas teriam muitas pessoas!
    Só que esse clube do tal lugarejo de 170 e tal pessoas, felizmente modestas, honradas e trabalhadoras fez muito mais que ter uma equipa ou clube de futebol...investiguem!
    Critiquem...mas sejam isentos...é que nós serranos temos como máxima "antes quebrar que torcer"...Não somos melhores que as outras pessoas mas realmente somos muito diferentes.
    Saudações desportivas

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...