sexta-feira, setembro 22, 2006

Clubes Atacantes - Enyimba International Football Club

ENYIMBA

O clube de hoje, foi o primeiro clube nigeriano, a ganhar a Taça dos Campeões Africanos mas começou e continuou a ser um clube mediano, da Primeira Divisão, até que um “Abrahmovich” nigeriano fanático por futebol e pela sua terra, pegou no clube jurando fazer dele o melhor clube nigeriano e de Africa.

O Enyimba, foi fundado em Novembro de 1976 em Aba na provincia de Abia, na Nigéria, por Sir Jerry Amadi Enyeazu, que foi o primeiro Secretário de Estado do Desporto da antiga provincia de Imo.

O clube nunca teve um grande impacto nos anos 70 e 80 e nunca ganhou nenhum titulo. Com o advento da profisionalização generalizada, foi criada a Liga Profissional na Nigéria em 1990.

Apesar disso a época de estreia foi má acabando no 13º lugar em 16 equipas. E em 1992/93 acabou mesmo por descer para a Segunda Divisão de onde subiu no ano seguinte com 96 pontos conquistados nesse campeonato secundario, o que ainda é um recorde na Nigéria.

Entre 1994 e 1996 alcançaram os melhores resultados no campeonato com 3os e 4os lugares, até que em 1999 a história do clube mudou radicalmente.

A eleição do jovem e empreendendor Orji Uzor Kalu para governador do Estado de Abia veio revolucionar a região incluindo o desporto e o futebol em particular. No seu discurso inaugural, este politico amante do desporto, garantiu que iria fazer do clube, o melhor do país e de África, como tal dissolveu a direcção do clube e entregou-o a um dos seus “braços-direitos”, Felix Anyansi Agwu.

Felix Agwu, jovem presidente do Enyimba, tratou de convidar para a equipa alguns dos melhores jogadores do país e conseguiu formar um conjunto bem forte logo de imediato.

Em 2001 conquistou o seu primeiro titulo vencendo o Campeonato da Primeira Divisão. Nesse mesmo ano foram convidados pelo Inter Milão para um jogo amigável, que marcava o regresso do à muito lesionado, Ronaldo.

Como campeões nacionais, no ano seguinte tiveram direito a participar na Taça dos Campeões da CAF, mas o estádio onde jogavam em Aba não reunía as condições necessárias para um evento desses. Como tal foram para Calabar, uma cidade vizinha numa outra região administrativa.

O resultado foi uma derrota com o ASEC Mimosas, que deixou consternação no clube e nas pessoas, de tal maneira que o Governador Orji Kalu, reconstruiu todo o Estádio passando a ter 25,000 lugares, todos sentados e cobertos e ainda um marcador electrónico.

No ano seguinte novo campeonato foi conquistado e como tal novamente surgiu na Taça dos Campeões da CAF. A campanha desse ano não poderia ter sido mais vitoriosa, uma vez que ganhou a competição.

Eliminou nas duas rondas preliminares o Satellite FC da Guiné com 3-0 + 5-2 e o Jeanne D’Arc (Senegal) com 4-0 + 0-0, assim entrou no Grupo A juntamente com o ASEC Mimosas (Costa Marfim), o Ismaily (Egipto) e o Simba (Tanzânia).

No primeiro jogo ganharam 3-0 ao Simba e tanto as pessoas como os jogadores perderam a cabeça, julgavam-se os maiores e invenciveis, e encararam o jogo seguinte com desplicência. Foi no Egipto contra o Ismaily e sofreram a pior derrota da história do clube 1-6, que serviu para “voltarem à Terra”, afinal não eram imbatíveis.

Foi um bom tónico porque ganharam de seguida os dois jogos ao ASEC Mimosas 3-1 e 2-0 e ao Ismaily por 4-2 só perdendo na Tanzânia por 1-2

O primeiro lugar do grupo, deu como adversário das meias finais, o USM Alger que foi eliminado com 2-1 + 1-1.

A final, surpreendentemente, foi contra o ... Ismailly, que acabara de eliminar o Espèrance Tunis 3-1 + 3-1.

A primeira mão jogada em casa deu vitória por 2-0, algo que não preocupou muito os egipcios uma vez que no grupo, em casa tinham ganho 6-1 aos nigerianos. Já aqui tinhamos visto que, a sobranceria não era boa concelheira e o Ismaily que se achava já com a taça na mão à custa de uma nova goleada, só acordou quando viu que no final o resultado tinha ficado 0-1 apenas... e a taça nas mãos dos nigerianos.

Mas o mau perder dos egipcios levou a que a transmissão fosse interrompida, logo que o arbitro apitou para o final, privando toda gente que seguia o encontro em directo, de ver a atribuição da taça.

O presidente e os adeptos do Enyimba só puderam sair do estádio 3 horas após o final do encontro, a concelho da policia e depois desta ter desfeito o motim que circundava o estádio, porque a população local e os adeptos do Ismaily tinham preparada uma emboscada para os atacar.

O equipa foi recebida em glória e o Governador decretou feriado oficial, e ofereceu a cada jogador um carro da marca KIA, sendo que ao presidente do clube coube um Jeep.

E assim o Enyimba, foi o primeiro clube nigeriano a ganhar a Taça dos Campeões da CAF em 38 edições.

No campeonato nigeriano nova vitória que deu o terceiro titulo consecutivo e nova participação na Taça dos Campeões.

Antes disso venceu a Supertaça da CAF batendo o Etoile du Sahel na final.

O registo do ano seguinte na Taça mais importante de clubes em África também foi glorioso, vencendo novamente a final, desta feita contra o Étoile du Sahel, a quem já tinha vencido na final da Supertaça.

Contudo foi um ano muito mais dificil de vencer. Acabaram em segundo no grupo e nas meias finais ganharam em penaltys ao Esperance Tunis, o herois dos penaltys foi o guarda-redes Dele Aiyenugba.
Na final novo desempate por penaltys, uma vez que em jogo corrido ficára 2-1 + 1-2. E novamente Dele Aiyenugba foi o heroi da partida defendendo dois remates da marca de 11 metros.

Com isso ganhou a imortalidade, uma vez que foi dado o seu nome a um importante edificio em Aba.

No campeonato um segundo lugar foi conquistado mas venceu a Supertaça de África contra os ganeses do Hearts Of Oak.

No ano de 2005 nova vitória no campeonato, sendo o 4 campeonato em 5 anos de glória, interna e externa.

Nestes anos de glória que começaram em 1999 e até aos dias de hoje o clube teve e tem sempre a lotação do estádio esgotada, tantos nos jogos do campeonato como da Taça dos Campeões e por isso é de prever novo alargamento do recinto de jogo, dentro de pouco tempo.

O nickname do clube é “The Peoples Elephant”, em português, “O Elefante do Povo”.

Palmarés:

4 vezes Campeão da Nigéria: 2001, 2002, 2003 e 2005.

1 vez Vencedor da Taça da Nigéria: 2005.

2 vezes Campeão Africano de Clubes: 2003 e 2004.

2 vezes Vencedor da Supertaça da CAF: 2004 e 2005.

2 comentários:

  1. Anônimo4:05 AM

    Mais um clube que desconhecia por completo. Apesar das fracas condiçoes é impressionante como surgem tantos talentos em África

    ResponderExcluir
  2. Concordo por inteiro com o comentário anterior. O futebol africano continua a ter uma enorme magia , um perfume intenso. Os jogadores sao fantásticos , pena é continuarem a ser , muitos deles ingénuos, e isso a alto nivel paga-se com derrotas

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...