segunda-feira, setembro 04, 2006

Futebol Amador, Semi - Amador/Semi - Profissional, em Portugal

O que está a acontecer ao nosso futebol, principalmente ao amador, ou semi-amador/semi-profissional?

Acabou mais uma época futebolistica, vai começar outra, e a história volta a repetir-se, mais equipas voltam a desistir do futebol sénior. Nas ligas profissionais este ano foram menos as desistências, apenas na Liga Honra a despromovida Ovarense fechou as portas ao futebol.

Na Segunda Divisão e apesar de tudo houve uma ou outra desistência já considerada normal. O Alverca ia tentar entrar de novo mas desitiu por não ter havido acordo entre os accionistas da SAD. A já falada Ovarense acabou por não se inscrever.

Para a Terceira Divisão mais uma vez o vencedor da AF Portalegre – Bencatelense - abdicou de subir, e já vai no terceiro ou quarto ano consecutivo que isso acontece. Na AF Guarda o mesmo aconteceu, o Seia, vencedor do campeonato desistiu de subir e encontra-se num vazio directivo. Na Madeira o vencedor também preferiu manter-se no futebol regional.

Equipas que já estavam na Terceira Divisão ou que para lá desceram, como por exemplo na Serie B, o Vilanovense ainda não inscreveu a equipa e começou por desistir da Taça de Portugal, fortes indicios levam a crer que não vão inscrever-se. Na Serie C o Souropires, o ano passado foi a sensação da divisão e acabaram no terceiro lugar, este ano desistiram, por sinal também era da AF Guarda, assim como o Seia.

Já o ano passado a nivel nacional desistiram clubes como Ac. Viseu, Felgueiras, Alverca, Sp. Farense e Estrela Calheta. O Academico surgiu depois na Distrital a partir de uma fusão com o Farminhão.

Mas mesmo na Distrital, vários clubes não quiseram subir ou fecharam portas ao futebol senior, isto só o ano passado. Em Portalegre o campeão Arenense, não quis subir e fechou portas. Em Castelo Branco, Cabeçudo, Belmonte e Cariense, Salgueiro do Campo e Desportivo de Castelo Branco todos fecharam portas. Ainda o ano passado em Leiria, abdicaram de subir 3 clubes, que acompanhariam o campeão, que foram o Chão Couce, o Mirense e o União Serra.

Já este ano os campeonatos secundarios, estão ainda em fase de reconhecimento dos clubes que participarão no mesmo. Com a desistencia do Alverca e da Ovarense, a Serie C da Segunda Divisão que tinha dois clubes a mais em relação às outras três, dispensou dois clubes para tapar os “buracos” deixados pelos desistentes, e se os clubes tomaram o posto do outros, já na Serie C teve que ser efectuado novo sorteio.

E aqui há duas questões, por um lado fazer-se os sorteios sem o prazo de inscrição estar fechado é uma estupidez e por outro os próprios clubes que dizem que vão participar desistem depois dos sorteios já feitos e dos adversários se prepararem para os embates.

Reina uma desorganização incrivel quer a nível de instituições quer de clubes, como se pode ver pelo caso Gil Vicente, na divisão maior.

Quando é que acaba está desorganização é a primeira grande questão que toda a gente levanta. Se as pessoas que estão na frente das organizações e clubes sairem é por aí que o futebol vai começar a mudar e a ser mais organizado ou é apenas uma suposição e um sonho?

Que acham voces acerca desta desorganizaçao e falta de método e afundamento em dividas dos clubes? E a falta de organização e de poder das respectivas Associações e da Federação?

Que medidas é que cada um de voces tomaria para evitar ou conter tal desordem e melhorar o futebol português?


PS: Como correu este ano na AF Leiria nas diferentes divisões a nivel de desistências e de organização?

Um comentário:

  1. Anônimo3:40 PM

    Amigo Estrela , mais um grande artigo.Realmente para todos nós que acompanhamos o futebol, vemos claramente uma situação de mudança que está a acontecer. São muitas , mesmo muitas as equipas que por este país fora desistem da competição. As razoes sao quase sempre as mesmas , dificuldades financeiras , sempre as mesmas pessoas a frente das instituiçoes e nao sendo elas remuneradas e muitas vezes criticadas leva a uma certa desmotivaçao e tambem falat de infra-estruturas em muitos campos. Por um lado vejo com muita apreensão toda esta situaçao e aqui em Leiria sao muitos os clubes a desistir e cada vez mais se fala em organizar um campeonato do Oeste , que era uma competiçao que existia antigamente, antes da A.F.L e que era organizada pelos clubes e que nao envolvia tanta despesa. A situaçao é verdadeiramente de mudança e aqui em Leiria , como em muitos outros lados que mencionaste tambem todos os anos existem equipas que se recusam a subir aos nacionais, pois o seu orçamento nao lhes permite tao onerosas despesas. Ja aconteceu varias vezes isso e agora fala-se na questao da A.F.L punir os clubes que nao querem subir com descida de divisao. Parece-me que tal é complicado e o que pode acontecer é vermos jogos hilariantes no fim do campeonato com equipas a fazerem tudo para perderem. Mas no fundo e olhando por outro lado, penso que em alguns casos existem clubes a mais. Na minha freguesia, com cerca de 4000 habitantes, existem 4 clubes que competem entre si. Nao seria maisinteligente fazer uma equipa comum a todas e que assim pudesse oferecer melhores condiçoes e por muito mais jovens a praticar desporto? Em vez de se confrontarem nao seria mais benefico colaborarem?
    De facto as questoes que se nos poem hoje em dia sao muitas e estando numa fase de transiçao ainda nao da para saber o rumo do futebol distrital, mas anteve-se um futuro negro. Um abraço Estrela

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...