segunda-feira, setembro 04, 2006

A Etar da Vergonha

Um clube como o nosso, não pode nem deve ser apenas futebol. O nosso clube tem que estar na vanguarda de tudo o que diga respeito a nossa população e a nossa localidade. Numa altura em que o nosso lugar atravessa algumas ameaças a nível ambiental , também nós, jovens, que amamos esta terra temos que ir a luta e dar a cara. É neste sentido, que publicamos duas cartas publicadas no jornal Região de Leiria a propósito da vergonhosa Etar.

Etar em Amor

Foi com estupefacçao que os habitantes da freguesia de Amor leram o artigo sobre a eventual instalação de uma ETAR em Amor. Estupefacção porque desconhecíamos totalmente o assunto, mas estupefacçao maior porque a freguesia é produtora de uma minoria desses resíduos. Porquê uma localizaçao futura na nossa freguesia?Depois de nos virem buscar a água para abastecer Leiria, e, assim muitos dos pequenos furos locais correrem o risco de secarem em breve, e depois de levarmos com a passagem do gás e de uma auto-estrada, será que seremos novamente massacrados ?Estranhamos também que no artigo não tenha existido espaço para ouvir a população que, mais uma vez, não foi escutada. Certo que a nossa população se baterá com toda a força contra esta vergonha, deixo apenas estes reparos.
P.A.
ed. 3624, 31 de Agosto de 2006
--------------------------------------------------------------

Etar dos Milagres em Amor

Escrevo sobre uma situação que interessa a toda a população, tocando mais de perto a população da freguesia de Amor. É um facto de que já deram conta numa edição anterior do Região de Leiria.Recentemente saíram notícias de que era intenção da Recilis construir uma ETAR na zona dos campos do Lis, em Amor. Muito se fala da necessidade de aproximação entre a classe política e os cidadãos comuns. Impõe-se a questão: Quando é que estes senhores políticos começam a olhar a população como parceiro e não como um entrave aos seus intentos? Neste processo a população de Amor não foi ouvida, nem me parece que seja intenção da classe política ouvir-nos. Dá a ideia de que só pretendem que a população saiba desta situação quando a ETAR estiver construída e os cheiros nauseabundos começarem a “invadir” as nossas casas e ruas.É importante referir que a freguesia de Amor, nomeadamente a aldeia de Amor, não tem a esta altura, em pleno século XXI, uma estrutura de saneamento básico. Querem pagar-nos com o saneamento básico? Como é que algo que é básico pode servir alguma vez de moeda de troca?É tempo dos políticos começarem a olhar as populações como aliados na tentativa de alcançar o bem comum a nível ambiental, económico, social... O político autista tem os seus dias contados. Portanto, tratem de ouvir o que as pessoas têm a dizer, quais as nossas opiniões, os nossos receios, as nossas intenções. Não tenham medo! Enfrentem a realidade e entrem em diálogo com as pessoas. Pode não ser o caminho mais fácil mas desde quando o caminho mais fácil é o melhor caminho?Em relação à notícia que dava conta de que a ETAR que pretendem instalar em Amor virá a ter o nome de ETAR dos Milagres, ... agora compreendo porque é que os “Malucos do Riso” é o programa mais visto em Portugal. Somos um país com um sentido de humor apuradíssimo.
Pedro Alves
Amor
ed. 3624, 31 de Agosto de 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...