sexta-feira, setembro 01, 2006

Clubes Atacantes - Los Angeles Galaxy


LOS ANGELES GALAXY

O futebol dos Estados Unidos, assim como qualquer outro desporto que se pratique neste país, não me agrada nada ou quase nada.
A abolição dos empates em todos os desportos, obrigando a que uma equipa ganhe e outra perca é “contra as regras” de todos os desportos, onde o principal é a participação, a diversão e não a vitória. Mesmo num estatuto de profissionalismo extremo o empate é uma coisa natural e tem de ser considerado um facto e não é por isso que deve ser abolido, ou substituido.
A maneira de pensar dos “Americanos” é idêntico em tudo na vida não só nos desportos, teem sempre de vencer alguém seja como ou de que maneira for, nunca entram em nada para “empatar tempo”, ou para se divertirem, ou para passar um bom momento, entram sempre para ganhar algo, enfim...


O Los Angeles Galaxy foi fundado em 1995 e no ano seguinte foi um dos fundadores da Major League Soccer, que é a Primeira Divisão Profissional dos Estados Unidos.

O nome do clube, Galaxy, em português Galáxia, advém do facto de ser em Los Angeles que vivem a maior parte das estrelas de cinema de Hollywood.

É um dos mais bem sucedidos clubes da MSL quer a nivel interno quer internacionalmente.

Num campeonato disputado primeiro por grupos e depois em play-offs até uma final o LA Galaxy chegou 5 vezes à final do mesmo mas só ganhou duas vezes. Curiosamentge perdeu as três primeiras finais tendo ganho as duas seguntes e é neste momento o Campeão em titulo.

Detém 3 presenças na final da Taça dos EUA tendo ganho duas, sendo que a última foi o ano passado. A taça é denominada por Lamar Hunt US Open Cup e é uma competição ao estilo da FA Cup inglesa, uma vez que é aberta a todas as equipas do país, sejam profissionais ou amadoras, incluindo as da MSL. Foi criada em 1914 e desde 1996 que nela participam as equipas da MSL, sendo que a partir daí a vitória final sorriu sempre a uma dessas “super-equipas” excepto no ano de 1999 quando foi conquistada pelos Rochester Raging Rhinos da A-League, tipo uma segunda divisão do futebol nos EUA.

Na Taça dos Campeões da CONCACAF também chegou por duas vezes à final tendo ganho uma.

Os grandes rivais dos LA Galaxy eram os San Jose Earthquakes, até à sua extinsão em 2005. Os clubes eram os dois do estado da California, os Galaxy de Los Angeles e os Earthquakes de San Jose, tendo sido o primeiro derby da MSL e de longe o melhor jogo e o mais aguardado da época normal.

A MSL apesar de não ter subidas ou descidas, tem quase sempre rotatividade entre equipas no sentido ou de alargamento a novas equipas ou à redução devido a desistências.

O ano passado foi um desses anos. O San Jose que não tinha um campo dedicado para o futebol e por não o ter arranjado decidiu mudar-se de cidade e foi para Houston Texas, mudadno inclusivé de nome, sendo agora o Houston Dynamo. Contudo o novo clube não levou consigo a historia dos Earthquakes, começando sim do zero e não se sobrepondo ao antigo.

Por outro lado nasceu um novo clube que é uma extensão de um clube que existe no México, o Chivas. O proprietario do Chivas no Mexico quis apostar em força na MSL e conseguiu autorizaçao para entrar na liga, e assim criou o Chivas USA. Este clube recém criado, foi fundado na cidade de Los Angeles e passou a ser então o principal rival dos Galaxy, utilizando inclusivé o mesmo estádio. Em quatro jogos o ano passado perdeu todos e este ano só ao terceiro jogo conseguiram ganhar, como tal, por enquanto, não se apresenta um rival à altura dos extintos Earthquakes.

O mais interessante é que este classico é mais uma questão comercial do que outra coisa, porque todos os quatro jogos da época regular são patrocinados pela marca japonesa Honda, sendo que os jogos se denominam por “Honda SuperClasico” e no final do ano a equipa que mais jogos ganhou leva o troféu.

O primeiro estádio onde o clube jogou foi o Rose Bowl, com capacidade para 92.000 pessoas, e foi aqui que se jogou inclusivé a final do Mundial de 1994. O último ano em que os Galaxy jogaram nesse estádio foi em 2002 quando se mudaram para o recem criado Home Depot Center, especialmente preparado e concebido para se jogar futebol.

O Estádio foi fundado em 2003 e lá se jogou a final do Campeonato do Mundo Feminino desse ano. Tem uma capacidade muito inferior ao antigo com apenas 27,000 lugares disponiveis mas completamente e perfeitamente adaptado ao desporto-rei, e é então desde 2005 partilhado entre o Galaxy e o Chivas USA.

O clube detém o recorde de espectadores de toda a Liga e foi o primeiro clube a dar lucros numa época.

O ano passado foram a equipa sensação dos play-offs e fizeram de novo história, sendo a primeira equipa que teve piores resultados na época normal e que acabou por ganhar a final.

Os Galaxy teem três clubes de fans The Galaxians, The LA Riot Squad e os Galaxy Stars. A mascote oficial do clube é o Cozmo, e é uma especie de sapo extraterrestre.


Palmarés:

2 vezes Campeão da MSL: 2002 e 2005

3 vezes Finalista Vencido da MSL: 1996, 1999 e 2001

2 vezes Vencedor da Taça dos EUA: 2001 e 2005

1 vez Finalista vencido da Taça dos EUA: 2002

1 vez Vencedor da Taça dos Campeões da CONCACAF: 2000

1 vez Finalista vencido da Taça dos Campeões da CONCACAF: 1997

2 vezes Vencedor do MSL Supporter’s Shield: 1998 e 2002

2 comentários:

  1. Anônimo3:09 PM

    Fuck america

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2:55 PM

    Nao suporto estes gajos da América. A cultura deles é mesmo muito difrente da nossa.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...